domingo, 8 de julho de 2012

Igreja na Cidade


No Novo Testamento acompanhamos o início e o crescimento da Igreja de Cristo. Os apóstolos tinham clareza em relação ao que realmente era Igreja, Corpo de Cristo. Cristo é o Cabeça da Igreja e a Igreja é um corpo vivo, de membros que funcionam de forma ordenada, com funções bem definidas, com inter-relação e interdependência. A distribuição das competências no corpo humano são bem definidas e o cérebro comanda  tudo. Não há vários membros direcionando a mão para o que ela deve fazer, ou os pés. Há apenas uma central de comando, assim é com a  Igreja. O apóstolo Paulo exorta a Igreja em Éfeso que tenha unidade e escreve; "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa coperação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" Efésios 4:15,16.
Foi estabelecida a  Igreja nas cidades com a autoridade dos apóstolos que lançavam o fundamento e estabeleciam a liderança sob a orientação e dependência do Espírito Santo. 
A  Igreja era definida como: "a igreja que estava em Antioquia" Atos 13:1;  "a igreja que estava em Jerusalém" Atos:11:22; "À igreja de Deus que está em Corinto" I Coríntios 1:2. 
Os que eram alcançados pelo poder do Evangelho estavam todos em apenas um grupo. No Novo Testamento a Igreja em cada cidade tinha as suas características próprias que eram formadas pelos indivíduos que moravam na cidade e expressavam o seu modo de viver. Em Apocalipse, João traz as recomendações do Senhor para as sete igrejas através  das cartas que definem bem a característica específica de cada uma e a forma que cada uma será tratada pelo Senhor. Jesus Cristo não se refere a "várias igrejas" na mesma cidade   e sim à igreja que está em Éfeso, igreja que está em Esmirna, igreja que está em Pérgamo, igreja de Tiatira, igreja que está em Sardes, igreja que está em Filadélfia,  igreja que está em Laodicéia.
Os apóstolos entendiam a necessidade do corpo funcionar com a autoridade local através do presbitério com os cinco ministérios: mestre, pastor, apóstolo, evangelista e profeta conduzindo o povo à vontade de Deus, por isso, Paulo  exortou a igreja de Corinto que estava em contendas e  disse: "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.  Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? ." I Coríntios 1:12,13 . Ele deixou claro que o fundamento é Cristo e que não deve haver divisão do Corpo de Cristo em torno de  ministérios diferentes. 
A Igreja não deve ser conduzida por apenas um homem que se considera detentor de todos os dons de Deus, muito menos, por aqueles que possuem "pequenos reinos", onde o homem se considera o Todo Poderoso. Este não é o padrão de Deus.  
A Igreja de Jesus é formada de homens dependentes do Cabeça e uns dos outros, que são capazes de apesar de suas limitações e deficiências  submeter suas vidas à outros homens, que também estão submissos à Deus. 
A igreja na cidade representa claramente a vontade de Deus de alcançar  todo homem com  evangelho integral através do poder do Evangelho que  salva, transforma e renova.
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." I Coríntios 3:11. 
O Fundamento é Cristo, o Cabeça é Cristo, a Igreja(Corpo) é de Cristo, as leis são de Cristo, o Padrão é de Cristo, o Reino é de Cristo, afinal, foi Ele quem morreu na cruz por todo homem. Jesus disse ao final de cada recomendação às sete Igrejas em Apocalipse 2 e 3 : "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas". Isto deve ser suficiente para que o Reino Dele seja estabelecido em cada cidade de acordo com o governo Dele.