domingo, 22 de julho de 2012

Igreja nas Casas

A prática da reunião nas casas  começou  no ministério de Jesus. Ele recebia os discípulos e as pessoas que queriam ouvir sobre o Reino de Deus e serem curadas em sua casa como no texto de Marcos 2:1-2  "E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.  E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra." 
Jesus  visitava as pessoas em suas casas, comia com elas, operava milagres "E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os. " Mateus 8: 14-15.
Jesus era convidado para festas; "E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas." João 2:2.
Jesus tinha um relacionamento de amizade  e comunhão com a família de Lázaro, Maria e Marta a tal ponto de quando Lázaro morreu elas mandaram dizer à Ele: "Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas." João 11:3
A Igreja nas casas após a morte e ressurreição de Jesus é apenas a continuação do que Ele ensinou e praticou.
No Novo Testamento as igrejas estão nas casas como  revela alguns dos seguintes textos  "Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo" Romanos 16:5. "As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa." I Coríntios 16:19.
A igreja nas casas se reúne em pequenos grupos onde há liberdade para oração, partir do pão, compartilhar a Palavra de Deus edificando mutuamente. É nas reuniões nas casas onde o Espírito de Deus age trazendo à luz a vida da igreja e milagres são operados através da multiforme sabedoria de Deus.
A igreja nas casas é o local apropriado para o aconchego e cura daqueles que estão sofrendo, precisando de amor e cuidado, de uma palavra de ânimo e  de serem ouvidas. 
A alegria e a tristeza é dividida na intimidade deste grupo que compartilha da mesma fé e persevera na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.  
A Bíblia não relata a construção de templos no Novo Testamento, apenas reuniões nas casas.
A reunião nas casas traz  proximidade, vida, cuidado com as vidas, intimidade e a comunhão de uma vida  diária. A igreja experimenta viver como família santa de Deus, experimenta viver como Jesus viveu na simplicidade, com relacionamentos fortes, sinceros e cheios de amor.
É possível e necessário que a Igreja volte à prática do que Jesus ensinou para que possa crescer sem a religiosidade e os moldes do homem e cheia da vida do Espírito Santo.