sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Deus não se importa comigo

Você já pensou que Deus não se importa com você?

A vida é uma jornada em que muitas são as expectativas criadas para cada dia. Cada área da vida sofre alterações e mudanças constantes, muitas delas inesperadas. Por mais comunhão que uma pessoa tenha com Deus, nunca sabe como será o próximo dia. E isto faz parte da total soberania de Deus nesta terra. Em Eclesiastes 7.14 diz :Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro. Deus é bom. Ele deseja proteger os seus filhos, guiá-los, supri-los e zelar para que tudo vá bem, dentro dos seus desígnios.
Ele deseja que cada filho seja aperfeiçoado à estatura do Seu Unigênito, Jesus. Não há outra forma de ser aperfeiçoado, a não ser, pisando nas pisadas do Mestre.
Como são muitas as provações da vida, muitas vezes Deus dirá "Não". Deus é um Pai firme, com caráter imutável, o próprio amor e perfeição. Deus não deseja filhos mimados e pirracentos que apenas sabem ouvir sim, e nunca amadurecem. Ele sabe o que é melhor para cada um dos seus. 
Quando Ele não concede algo que lhe foi pedido, não é porque é surdo, ou porque não se importa.

A verdade é: Ele se importa sempre. 

O "não" Dele deve ser motivo de alegria e gratidão. Louvar à Deus quando tudo vai bem, é fácil. A gratidão à Deus vem de um coração que reconhece-O em todos os caminhos, em tudo. E isto agrada ao coração Dele.

Um dia, Jesus disse:"Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus", em Lucas 12.6. Ninguém dá valor ao pardal. Se qualquer um for ao mercado e dizer que quer comprar um pardal, com certeza, o vendedor achará muito estranho e engraçado este desejo. O pardal é um pássaro que está em toda parte, não tem valor para comércio e não é alvo de desejo. No entanto, Jesus disse que Deus não se esquece de nenhum deles.

O fato de pensar que Deus não se importa com a sua vida, seus desejos e pedidos, talvez seja, porque Ele te disse "não". Ele sabe o porque disso tudo. Neste momento, aprouve a Deus a manifestar o Seu infinito amor desta forma. 
Para passar por este tempo em que você gostaria que seu Pai te mimasse e isto não aconteceu, pense: Ele me ama. Sua vontade é boa, agradável e perfeita. Todas as coisas nesta jornada cooperam para o meu bem. "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."Provérbios 3,5-6

Deus se importa com você.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Entreguei para Deus

"Entreguei para Deus". Quantas vezes durante a vida o homem que ama e teme a Deus fala ou ouve esta frase. As frases precisam ser ditas com entendimento correto e no momento preciso. Há momentos para confiar apenas em Deus e não fazer nada, em outros, Ele requer algo de nós.
Todas as coisas na verdade são de Deus "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." Romanos 11.36
Se tudo é Dele, porque então entregar para Ele?
Porque durante a vida o homem toma posse de tudo que o rodeia, considera tudo como seu e como sua responsabilidade, aí, quando as situações da vida, coisas ou pessoas começam a se complicar demais o homem diz: "entreguei para Deus". O homem reconhece que não tem força, argumentos, dinheiro, influência ou qualquer outro bem nesta terra poderoso o suficiente para mudar o seu contexto. Por vezes a sua fé o leva até certo ponto, depois nem mesmo ela parece mover um grão de areia, quanto mais um monte, como disse Jesus, que faria.
A palavra de ânimo, vem Dele, de Jesus, o dono de todas as coisas.
Dele que a própria Palavra garante que tudo veio Dele, tudo existe para Ele e tudo retornará para Ele.
O que você devolveu para Ele?E até mesmo parou de crer e orar?
Você devolveu o seu filho? o sonho de tirar uma carteira de motorista, o sonho de ter um filho, o sonho de viver em sua terra natal, o vício, a depressão, as contendas familiares, a filha desobediente? quantas coisas, situações e pessoas você colocou em seus braços e agora não consegue mais caminhar com eles?
Jesus hoje te diz: Foi bom, meu filho, que você me devolveu o que era meu. Eu o recebo e vou cuidar disto. Agora, de você, eu preciso que confie em mim."E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Lucas 18.7,8
Se você "entregou para Deus", deixe nas mãos Dele, mas confie que Ele está cuidando, pois Ele é fiel. 
Enquanto isso, não relaxe, não cruze os braços, não feche o seu coração e a sua boca. Louve-O, agradeça-O, peça-O, e continue conhecendo-O,  confiando e caminhando com Ele. 
Enquanto isso, com toda a certeza, Ele fará o melhor com o que está em suas mãos.


domingo, 10 de janeiro de 2016

Até quando?

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3.1

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Jeremias 29.11

Até quando? 
Quantas vezes o homem que teme a Deus pergunta à Ele: Deus até quando viverei esta situação?
Quantas pessoas vivem à espera de uma promoção no trabalho, uma ordenação prometida no ministério, a cura  de uma doença incurável (segundo a medicina), um filho sair das drogas, que um pai alcoólatra dixe a bebida, comprar uma casa, conseguir um trabalho, se casar e tantas outras mudanças. E porque não  dizer milagres.
As situações que  aprisionam o homem a uma realidade indesejável normalmente tem um fator agravante, o tempo.  O tempo de tratamento para uma doença incurável ou o tempo que se gasta na tentativa de restauração de um viciado, por exemplo, parecem eternos.
Deus  é soberano sobre toda a terra e tempo, não há nada que lhe seja encoberto. Ele sabe exatamente onde você está e quanto tempo ficará nesta situação e isto não é problema para Ele. Ele tem um tempo determinado para cada fase da vida do homem. A tristeza e o sofrimento não são permanentes, o deserto tem um fim, o fogo da provação apaga, as lutas terminam em um determinado momento. A alegria  tem dia e hora marcada para partir assim como o sol sabe a hora de  se revelar e a hora de se esconder. O sol e a lua não conversam, mas cada um sabe o seu importante papel a cada dia. A tristeza e a alegria são inevitáveis e incontroláveis pelo homem.
Como então  viver por este tempo  tão indesejado? Olhando para o Autor e Consumador de todas as coisas. Jesus é o Único capaz de conduzir individualmente cada homem em seus terríveis e tenebrosos momentos da vida. Jesus conhece o vale da sombra da morte, conheceu a solidão na cruz, conheceu a traição de seu amigo, conheceu todas  enfermidades, conheceu a fome, o frio, a sede e a nudez que envergonha. Jesus  venceu!
Jesus "poderia" perguntar: até quando Pai?
E Deus com toda certeza diria, até estar consumado tudo o que você precisa viver nesta terra.
Jesus é o Único que pode socorrer o homem e salvá-lo sem ter hora marcada para atendê-lo, Ele tem todo tempo de agora até a eternidade para amá-lo e te dizer: Nós vamos passar por essa juntos. Eu já venci. Você vai vencer.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Angústias no Novo Ano

Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus beberão as águas; terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano. (Dt 11.11,12.)

Os primeiros dias do ano  trazem consigo uma fadiga do ano anterior. Uma sensação de ter  ficado a noite toda acordado e já estar começando um novo dia. A incerteza   parece vir à frente de várias áreas da vida. Ao mesmo tempo, questões pendentes vem sendo arrastadas como em um grande caixote.
As incertezas de como resolver questões financeiras pendentes, a escola dos filhos, o que fazer nas férias,  como pagar as contas do início do ano, o tratamento de saúde,  qual faculdade fazer, aquela tão desejada plástica, os relacionamentos afetivos, as decisões parecem tão difíceis. 
As questões que não se resolveram também  chegam para o novo ano, aquela doença grave do familiar, as férias coletivas da empresa,  a necessidade de mudar de cidade, a  dificuldade de relacionamento  com os filhos e a morte de um amigo.
O ano novo traz sempre a expressão "Feliz Ano Novo". E assim deve ser.
É preciso levantar  os olhos e enxergar este novo período de tempo como a continuidade de tudo aquilo quanto já foi possível viver. Cada dia é um recomeço, a possibilidade de viver e caminhar na presença de Deus. Deus não tem o tempo dividido como os homens, portanto, é melhor que  estes também  se esforcem para viver de forma tranquila e equilibrada do que lhe é permitido a cada dia.
Deus é bom e tem sempre bons planos para os seus. No texto de Deuteronômio 11.11,12 diz  que um novo tempo começou para o povo que saiu do Egito. Este povo veio de um longo período de escravidão, deserto e muito sofrimento, mas agora Deus lhes dava uma terra onde poderiam viver a vida abundante de Deus.
É interessante que em Deuteronômio 9 o Senhor diz que haverá gigantes naquela terra, mas que Ele irá adiante para os derrotar.
Esta tem que ser a mente de todo aquele que ama e teme a Deus;  Os gigantes  estão aí,  mas eu continuo neste dia,  confiando e crendo que Deus está com os olhos nesta terra em que habito,  do princípio ao fim do ano para livrar, guardar, fortalecer e abençoar.
O que importa é que todos os dias da vida  a confiança e a esperança estejam em Deus.
Ele está no controle de tudo e sabe perfeitamente o que faz. 
Não há lugar melhor para se estar do que onde  te colocou para viver  e no tempo Dele.