terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Angústias no Novo Ano

Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus beberão as águas; terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano. (Dt 11.11,12.)

Os primeiros dias do ano  trazem consigo uma fadiga do ano anterior. Uma sensação de ter  ficado a noite toda acordado e já estar começando um novo dia. A incerteza   parece vir à frente de várias áreas da vida. Ao mesmo tempo, questões pendentes vem sendo arrastadas como em um grande caixote.
As incertezas de como resolver questões financeiras pendentes, a escola dos filhos, o que fazer nas férias,  como pagar as contas do início do ano, o tratamento de saúde,  qual faculdade fazer, aquela tão desejada plástica, os relacionamentos afetivos, as decisões parecem tão difíceis. 
As questões que não se resolveram também  chegam para o novo ano, aquela doença grave do familiar, as férias coletivas da empresa,  a necessidade de mudar de cidade, a  dificuldade de relacionamento  com os filhos e a morte de um amigo.
O ano novo traz sempre a expressão "Feliz Ano Novo". E assim deve ser.
É preciso levantar  os olhos e enxergar este novo período de tempo como a continuidade de tudo aquilo quanto já foi possível viver. Cada dia é um recomeço, a possibilidade de viver e caminhar na presença de Deus. Deus não tem o tempo dividido como os homens, portanto, é melhor que  estes também  se esforcem para viver de forma tranquila e equilibrada do que lhe é permitido a cada dia.
Deus é bom e tem sempre bons planos para os seus. No texto de Deuteronômio 11.11,12 diz  que um novo tempo começou para o povo que saiu do Egito. Este povo veio de um longo período de escravidão, deserto e muito sofrimento, mas agora Deus lhes dava uma terra onde poderiam viver a vida abundante de Deus.
É interessante que em Deuteronômio 9 o Senhor diz que haverá gigantes naquela terra, mas que Ele irá adiante para os derrotar.
Esta tem que ser a mente de todo aquele que ama e teme a Deus;  Os gigantes  estão aí,  mas eu continuo neste dia,  confiando e crendo que Deus está com os olhos nesta terra em que habito,  do princípio ao fim do ano para livrar, guardar, fortalecer e abençoar.
O que importa é que todos os dias da vida  a confiança e a esperança estejam em Deus.
Ele está no controle de tudo e sabe perfeitamente o que faz. 
Não há lugar melhor para se estar do que onde  te colocou para viver  e no tempo Dele.