quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nome sobre todo nome

A Bíblia é sem dúvida Cristocêntrica. Jesus é o Centro de toda a obra de Deus. Do livro de Gênesis ao Livro de  Apocalipse encontramos diversas referências ao Senhor Jesus com nomes diferentes. Os nomes atribuídos à Ele  definem o seus atributos como Deus, Aquele a quem amamos e confiamos, porque sem Ele nada podemos fazer .
 "A Ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Amém."  I Pedro 5:11
Advogado - 1 João 2:1 
Alfa - Apocalipse 1:8 
Amém - Apocalipse 3:14 
Anjo do Senhor - Gênesis 16:07 
Apóstolo - Hebreus 3:1 
Autor e Consumador da nossa fé - Hebreus 12:2 
Bispo das Almas - 1 Pedro 2:25 
Bom Pastor - João 10:11 
Cabeça da Igreja - Colossenses 1:18 
Caminho - João 14:6 
Carpinteiro - Marcos 6:3 
Conselheiro – Isaías 9:6 
Consolação de Israel - Lucas 2:25 
Consolador - Jeremias 8:18 
Cordeiro de Deus - João 1:29 
Deus Forte – Isaías 9:6 
Deus - João 1:1 
Emanuel - Mateus 1:23 
Estrela da Alva - 2 Pedro 1:19 
Estrela da Manhã - Apocalipse 22:16 
Eu Sou - Êxodo 3:14 
Filho de David - Mateus 15:22 
Filho de Deus - Lucas 1:35 
Filho de Maria - Marcos 6:3 
Filho do Altíssimo - Lucas 1:32 
Filho do Homem - Mateus 11:19 
Filho do homem - Mateus 18:11 
Fim - Apocalipse 21:06 
Fogo Consumidor - Malaquias 3:2 
Fonte - Zacarias 13:1 
Fundação - Isaías 28:16 
Glória do Senhor - Isaías 60:1 
Guia - Salmo 48:14 
Início - Apocalipse 21:6 
Jesus - Mateus 1:21 
Leão da Tribo de Judá - Apocalipse 5:5 
Libertador - Romanos 11:26 
Luz do Mundo - João 8:12 
Maravilhoso Conselheiro - Isaías 9:6 
Mediador - 1 Timóteo 2:5 
Médico - Mateus 9:12 
Messias - João 1:41 
Mestre - Mateus 23:8 
Nazareno - Mateus 2:23 
Noivo - Mateus 9:15 
Nossa Páscoa - 1 Coríntios 5:7 
O Cristo - Mateus 1:16 
O Senhor Nossa Justiça - Jeremias 23:6 
Ômega - Apocalipse 1:8 
Pai da Eternidade - Isaías 9:6 
Pão da Vida - João 6:35,48 
Pastor - 1 Pedro 2:25 
Pastor das Ovelhas - Hebreus 13:20 
Pedra de Esquina - Isaías 28:16 ; Efésios 2:20 
Poderoso Deus - Isaías 9:6 
Porta das ovelhas - João 10:7 
Presente de Deus - 2 Coríntios 9:15 
Primícias - 1 Coríntios 15:23 
Príncipe da Paz - Isaías 9:6 
Princípio – Apocalipse 21:6 
Princípio da Criação de Deus - Apocalipse 3:14 
Profeta - Atos 3:22 
Propiciação - I João 2:2 
Purificador - Malaquias 3:3 
Rabino - João 1:49 
Raiz de Davi - Apocalipse 5:5 
Redenção - 1 Timóteo 2:6 
Redentor - Isaías 41:14 
Refúgio - Isaías 25:4 
Rei de Israel - Mateus 27:42 
Rei dos Reis - 1 Timóteo 6:15 
Renovo - Zacarias 3:8 
Ressurreição - João 11:25 
Rocha - Deuteronômio 32:4 
Rosa de Sharon - Cantares de Salomão 2:01 
Sacerdote - Hebreus 4:15 
Sacrifício - Efésios 5:2 
Salvação - Lucas 1:69 
Salvador - 2 Samuel 22:47, Lucas 1:47 
Santo de Israel - Isaías 41:14 
Segundo Adão - 1 Coríntios 15:47 
Semente da Mulher - Gênesis 3:15 
Semente de Abraão - Gálatas 3:16 
Semente de Davi - 2 Timóteo 2:8 
Senhor - Salmo 83:18 
Senhor dos Exércitos - Ageu 2:7 
Senhor dos Senhores - 1 Timóteo 6:15 
Servo - Isaías 42:1 
Siló - Gênesis 49:10 
Sol da Justiça - Malaquias 4:2 
Sumo Pastor - 1 Pedro 5:4 
Sumo Sacerdote - Hebreus 3:1 
Testemunha fiel e verdadeira - Apocalipse 3:14 
Todo Poderoso - Apocalipse 1:8 
Último Adão - 1 Coríntios 15:45 
Ungido - Salmo 2:2 
Verbo - João 1:1 
Verdade - João 14:6 
Vida - João 11:25 
Videira - João 15:1

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Fruto do Espírito - 2a. parte

Amor
Alegria é amor exaltado
Paz é amor em repouso
Paciência é amor que perdura
Benignidade é amor em companhia
Bondade é amor em ação
Fé é amor no campo de batalha
Mansidão é amor na escola
Domínio próprio é amor em treinamento

Poema de D.L. Moody

Fruto do Espírito
Amor  é respeito, cuidado pelo bem estar dos outros. Amor ágape é o amor de Deus, é a expressão usada para expressar o amor que tem origem em Deus. O amor ágape se doa livremente àqueles que não são dignos e até aos inimigos.
Alegria, júbilo, ações de graça, é a mensagem do Novo Testamento. Não é uma emoção artificial, é uma ação do Espírito Santo de Deus no espírito humano com revelação de que o Senhor está no trono reinando e que tudo está sob seu controle neste mundo. É a confiança em Deus e a satisfação de estar vivo em Cristo. É a alegria do Espírito Santo.
Paz é  harmonia, ordem interior, sinônimo de Shalom (paz em hebreu). É o que torna a pessoa sã espiritual e materialmente. A paz produz tranquilidade mental alicerçada nas corretas relações com Deus e com os homens mediante a retidão de reconciliação.
Longanimidade é paciência, perseverança. Resistir  firme sob as tensões  e pressões da vida. Tolerância, consideração com os indivíduos cuja conduta visa provocar a ira. É a capacidade que o Espírito Santo tem de manter a alma e mente por longo tempo contendo sua força e domínio. É a paciência que permite subjugar a ira e o senso de contenda, tolerando as injúrias.
Benignidade é gentileza, bondade, excelência de caráter e honestidade. O discípulo que expressa o  fluir do espírito é gentil e gracioso predispondo a uma atitude afável e cortês.
Bondade é generosidade é ter misericórdia do outro, é se colocar no lugar do outro com disposição para ajudar.
em Deus é fidelidade, confiança em Deus, fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Mansidão é gentileza, cortesia, brandura, suavidade, graciosidade.Disposição de submeter-se á vontade de Deus. Estar sob perfeito controle, obediente, é uma força sob controle.
Domínio próprio é temperança, autodomínio, sobriedade, é ter autocontrole e disciplina nas situações de pressão e tentativas de  ser bem sucedido.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Fruto do Espírito - 1a. parte

O propósito do Batismo com Espírito Santo é que os discípulos sejam testemunhas de Jesus no mundo. É necessário que sejam testemunhas com qualidade de vida, que tenham um testemunho visível para todos os que estão à volta. É necessário que os homens reconheçam a diferença daquele que segue ao Senhor. "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."Mateus 5:16
Não é suficiente entrar no Reino de Deus, é necessário andar sob o governo do Espírito. "Se vivemos no Espírito,andemos também no Espírito." Gálatas 5:25.
O Espírito Santo primeiramente convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, depois da conversão  inicia-se a obra de regeneração, libertação, filiação e habitação. O Espírito Santo prossegue trabalhando na vida do discípulo para que ele se santifique, tenha o caráter de Cristo formado, receba o ensino, a direção  e a revelação de Deus. 
O Espírito Santo conduz à oração e a adoração a Deus  pois, "e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." I Coríntios 12:3b
A Igreja deve expressar o caráter de Cristo, deve ser sua testemunha aqui na terra. A testemunha é alguém que conta aos outros o que viu e ouviu. A vida do discípulo deve demonstrar e expressar aos outros como Jesus é. Quando as pessoas tem o contato com o discípulo deveriam ver, ouvir e tocar em Jesus. Através do Espírito Santo o discípulo vai gradativamente se tornando semelhante a Jesus. Este é o  chamamento do Senhor, que Ele possa agir e falar através da Igreja  e muitos outros possam ser alcançados pelo amor Dele. 
O Fruto do Espírito é que manifesta Jesus em nós. "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." I Coríntios 3:18
"Mas o fruto do Espírito é:gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. " Gálatas 5:22
A obra do Espírito  Santo  no discípulo vai tornando-o semelhante a Jesus para a glória de Deus e ele vai demonstrando com sua vida o seguinte fruto do Espírito; gozo(alegria), paz, mansidão e temperança (domínio próprio, sobriedade) .
Em relação às pessoas ele as trata com benignidade, bondade(misericórdia) e longanimidade (generosidade, paciência).
Em relação à Deus o  fruto do Espírito é fé e amor .
É inevitável que o mundo veja a diferença do homem que  manifesta o Fruto do Espírito. 
É  uma longa caminhada, mas por fim , a obra será concluída e todos quantos receberam o Espírito Santo serão semelhantes a Jesus.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

David Quinlan - Abraça-me

O Espírito Santo

O Espírito Santo é Deus. Ele faz parte integrante da Trindade. O Espírito Santo é uma pessoa, a Bíblia sempre se refere a Ele usando o pronome pessoal; "o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." João 14:17.
O Espírito Santo possui as três características básicas de uma pessoa:intelecto, emoção e vontade; " E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4:30. 
O Espírito Santo estava presente quando Deus criou os céus e a terra; " e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." Gênesis 1:2  e  se fez presente no Antigo Testamento de Genesis a Malaquias. Ele dava habilidades para julgar, lutar, criar animais, aconselhar, dava força física, temor ao Senhor, falava, dava inteligência, sabedoria, conhecimento e poder espiritual para vencer. Ele é definido como Conselheiro, Espírito de Justiça e Espírito purificador.
No Novo Testamento a referência ao Espírito Santo começa quando o Anjo fala a Zacarias sobre seu filho, João Batista, que sua esposa Isabel daria a luz, no texto de Lucas 1:15 " Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno." A partir do dia de Pentecostes, dia em que se cumpria a promessa de Deus, o Espírito Santo se faz presente na vida da Igreja todos os dias. Em Joel 2:28,29 descreve o que haveria de aconter, a promessa de Deus, antes mesmo do nascimento de Jesus; "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias." 
O Espírito Santo Consola - "A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número." Atos 9:31
O Espírito Santo Ensina"mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14:26
O Espírito Santo Fala - "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado." Atos 13:2
O Espírito Santo ora - "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. " Romanos 8:26
O Espírito Santo Exercita sua vontade - "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente." I Coríntios 12:11
O Espírito Santo Pode Sentir - "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4:30
Jesus  foi gerado pelo poder do Espírito Santo e teve a sua vida conduzida pelo Espírito Santo que dava a Ele poder para realizar seu ministério. Jesus ensinava sobre o Espírito Santo e prometeu que;"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;" João 15:26.
Na Igreja apostólica, encontramos a narração do Espírito Santo conduzindo, vivificando, exortando, assistindo, santificando, ensinando, consolando, intercedendo, operando sinais e maravilhas através da vida dos discípulos.
O Espírito Santo é Onipresente;  "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?  Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;  se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, inda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá." Salmos 139:7-10
O Espírito Santo é Onisciente; "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente." 1 Coríntios 2:10-12
O Espírito Santo é Onipotente; "Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus." Lucas 1:35
O Espírito Santo produz a convicção de pecado,da justiça e do juízo (João 16:8). Sem o Espírito Santo o homem não reconhece a sua condição de pecador e não recebe a salvação.
Ele guia o discípulo, dá poder para testemunhar, reveste as orações com poder, inspira louvor e adoração à Deus, produz no discípulo o fruto do Espírito, distribui dons espirituais e vivifica o corpo físico para transmitir vida.
O Espírito Santo foi enviado à Igreja para que nos dias de hoje o propósito de Deus de ter uma família de  muitos filhos semelhantes a Jesus possa se cumprir. 
Somente através da obra do Espírito Santo na vida de cada discípulo é que a igreja vai sendo aperfeiçoada, aumentada   e edificada até a volta de Jesus.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Incomparável Jesus


“Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviareis.” Mateus 11:28

"Há quase dois mil anos existiu um homem cujo nascimento contrariou as leis biológicas. Ele viveu em pobreza e cresceu na obscuridade. Não fez extensas viagens, e só uma vez cruzou as fronteiras da terra onde viveu. Isso ocorreu na sua infância, quando teve que fugir de sua pátria.

Não possuía riquezas, nem exerceu influência na sociedade. Seus familiares não eram pessoas de projeção, não tinham muita instrução nem alto grau de escolaridade.

Quando ainda era bebê perturbou um rei; quando menino, deixou perplexos alguns doutores. Já adulto, dominou o curso da natureza, andou sobre as ondas do mar como se fossem terra firme e fez o mar aquietar-se. Curou multidões sem o emprego de medicamentos e não cobrou nada por seus serviços.

Não escreveu nenhum livro, e no entanto seriam necessárias muitas bibliotecas pra conter os livros que já foram escritos a seu respeito. Nunca compôs uma música, e no entanto tem sido tema de hinos e músicas cujo número ultrapassa todas as outras somadas.
Nunca fundou uma faculdade ou seminário, mas o total dos que estudam seus ensinos é muito maior que a soma de todos os alunos de todas as escolas.
Nunca comandou um exército, nem convocou um soldado, nem disparou um fuzil e no entanto nenhum outro general contou com maior número de voluntários que, sob suas ordens, fizeram rebeldes baixarem suas armas e renderem-se a ele sem dar um único tiro.
Nunca praticou a psiquiatria, mas tem dado alívio a muitos corações aflitos, mais que todos os médicos juntos.
Uma vez por uma semana o comércio fecha suas portas e multidões de fiéis se encaminham para reuniões de adoração, onde lhes prestam culto.
Grandes estadistas gregos e romanos surgiram no cenário mundial, caindo logo em seguida no esquecimento. Muitos cientistas, filósofos e teólogos de projeção foram igualmente esquecidos. Mas o nome deste homem permanece cada vez mais lembrado. Embora já se tenha passado muito tempo desde que foi crucificado, ele ainda está vivo. Herodes não conseguiu destruí-lo. O tumulo não pôde detê-lo.
Agora ele, o Cristo vivo, nosso único Senhor e Salvador encontra-se no pináculo da glória celestial, exaltado por Deus, reconhecido pelos anjos e temido pelos demônios."(Autor Desconhecido)

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32  
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

terça-feira, 19 de junho de 2012

Edificação da Igreja


A Igreja é formada por sacerdotes, Todos são. Não  há o maior e o menor, não há o que serve e o que deve ser servido. Todos servem, Todos são chamados em uma única condição, uma só vocação. Todos são santos, Todos são a igreja, a nação santa, Todos são servos de Deus e ministros da igreja. Como Corpo de Cristo, Todos os membros tem a sua função, o seu valor e um serviço a desempenhar. Quando Jesus disse "...edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16:18 Ele se referia em Todo o seu povo  em unidade resistindo e  não apenas alguns.
A igreja deve ser edificada por Todos, por isso, "E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres." Efésios 4:11. Estes cinco  ministérios  foram instituídos com a função de edificar o Corpo de Cristo, é necessário que a igreja receba  o serviço desses cinco ministérios para  não estar deficiente.
A continuação do verso acima é; "com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do Corpo de Cristo." Efésios 4:12. 
Para a Igreja ser edificada é necessário que os santos sejam aperfeiçoados através do serviço dos mestres, profetas, evangelistas, apóstolos e pastores, para  desempenharem o  seu serviço, e a igreja ser edificada.
Portanto,  é necessário que os irmãos que servem à igreja com os cinco ministérios contribuam para o correto ordenamento dos santos consequentemente os santos irão desempenhar o seu serviço e a  igreja  será edificada  de acordo com a vontade do Senhor.

O Novo padrão de Jesus para a Igreja

Jesus trouxe um novo padrão de comportamento e estilo de vida a ser seguido pelos seu discípulos, pela Igreja. Neste novo padrão não há a rigidez do Velho Testamento e leva o homem a uma vida de mais proximidade com Deus, priorizando os relacionamentos e a vida simples. 
O povo de Deus no Velho Testamento tinha a sua organização estabelecida da seguinte forma :  A Atividade do povo de Deus era o Culto, o Dia da Semana  era o Sábado, o Local onde se reuniam era o Templo, e o Responsável  pelo serviço religioso era o Sacerdote.
A Igreja  nos dias de hoje tem resumido a sua vida da seguinte forma: A Atividade da igreja é o Culto, o Dia da Semana é o Domingo, o Local onde se reúnem é o Templo, e o Responsável  pelo serviço religioso  é o Pastor.
Como o padrão do Senhor Jesus é que deve ser seguido, analisamos que o que Ele estabeleceu de novo  é: A Atividade da igreja é  Tudo o quanto fizer faça como para o Senhor."Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer , fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31. Todos os dias são para se fazer a obra do Senhor; "Ninguém, pois,  vos julgue por causa de comida ou bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas  que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo." Colossenses 2, 16-17. Jesus nos convida a viver Coram Deo que significa diante da face de Deus. Em todo lugar estamos diante do Senhor; "Mas foi Salomão quem lhe edificou a casa. Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta:O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Não foi, porventura, a minha mão que fez todas estas coisas?" Atos 7:47-50. E a pessoa responsável pelo serviço ao Senhor são todos os que fazem parte da Igreja, todos que foram alcançados pelo poder do Evangelho; "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." I Pedro 2:9,10. 
Este é  o chamado da Igreja, ser um instrumento de Deus, para que a Sua vontade seja estabelecida na terra, sem os limites e padrões impostos e criados pelo homem, mas sim com toda graça e simplicidade que o Senhor ensinou.

domingo, 17 de junho de 2012

A Vida e a Obra de Jesus


Cada discípulo deve conhecer o seu Mestre e saber dar a razão da sua fé. Em muitos textos na Bíblia que se referem diretamente a Jesus podemos descrever os seus atributos, natureza, propósito e como foi sua vida e sua obra enquanto esteve aqui na terra como homem. Os versos abaixo sintetizam quem é Jesus.
1) JESUS É ETERNO - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:1-3


2) TORNOU-SE HOMEM - "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai." João 1:14
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Filipenses 2:5-8


3) SUA VIDA FOI PERFEITA E IRREPREENSÍVEL - "o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca;" 1 Pedro 2:22


4) SUA OBRA FOI TREMENDA E GRANDIOSA - "como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com Espírito Santo e poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;" Atos 10:38


5) MORREU PELOS NOSSOS PECADOS - "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5:21
"Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras formos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos." Isaías 53:5,6
"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:8


6) RESSUSCITOU - "ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela." Atos 2:24


7) FOI EXALTADO - "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo." Atos 2:36
"Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."   Filipenses 2:9-11


8) VOLTARÁ - " Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória." Mateus 24:30
Jesus disse: "Eu sou o caminho , a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6, Jesus é o único que nos leva ao Pai. Precisamos conhecê-lo, imitá-lo e prosseguir em conhecê-lo.

sábado, 16 de junho de 2012

Asaph Borba e Daniel de Souza - Irmãos e Irmãs - DVD Rastros de amor - S...

Igreja


Igreja é o Corpo de Cristo, é um organismo vivo formado por pessoas regeneradas, são os chamados para fora, chamados para servir ao próximo, e também edificar a si mesmo. Na Bíblia diz: "Ele é a Cabeça do Corpo, da igreja." Colossenses 1:18a e "como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo" Efésios 5:23b. É na Igreja que a vida do Senhor flui pois é através dela que o Senhor opera na terra. A Igreja é o Corpo de Cristo, são as mãos, os pés, a boca e os ouvidos do Senhor, que são chamados para servir, ministrar salvação, cura, libertação e expressar a vontade de Deus. Deus fala com os filhos e os filhos são a Igreja. A Igreja foi comprada pelo preço do sangue de Jesus, Atos 20:28. Igreja são pessoas, portanto, onde dois ou três estiverem reunidos em nome de Jesus, aí está a Igreja. Quando Jesus perguntou a seus discípulos o que diziam a seu respeito Pedro disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo então, Jesus lhe afirmou: Bem Aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." Mateus 16:16-18 . Quando Jesus disse "e sobre esta pedra edificarei a minha igreja", Ele se referia à verdade: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." A Igreja pertence a Deus, pois foi por ela que Jesus morreu e conquistou a posição que a Bíblia define:“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito” (Efésios 2:19-22). A Igreja do Senhor tem o compromisso de revelar ao mundo a vontade do Senhor Jesus através do amor, serviço e da Palavra e também de proteger, cuidar  e edificar uns dos outros, como Corpo de Cristo. 

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Discípulo

O Discípulo é aquele que crê em tudo o que Jesus diz e faz tudo o que Ele manda. É um aluno, um aprendiz, é aquele que recebe instrução e a cumpre. O Discípulo deve ter um coração disposto a aprender e a submeter as instruções do Mestre. Muitas palavras são utilizadas para se definir a pessoa que segue a Jesus tais como: crente, convertido, salvo, evangélico mas a grande diferença entre os adjetivos anteriores e a palavra Discípulo é que esta significa realmente o que o Senhor Jesus deseja que os seus seguidores sejam: pessoas que acreditam Nele a tal ponto de submeterem livremente as suas vidas à Ele e o obedecerem. Ser Discípulo exige abrir mão de sua própria vontade para cumprir a vontade do seu Mestre.O Discípulo deve ter a disposição de servir ao próximo assim como seu Mestre. Jesus ensinou seus discípulos a servirem com seu exemplo de vida, Ele disse em determinado momento: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer."João 15:15. Só é possível se tornar amigo de Jesus O conhecendo, só é possível imitar Jesus como seu Discípulo se tiver uma vida de submissão e amor à Ele. Ser Discípulo não é apenas crer, não é achar o evangelho de Jesus bom, não é só querer a salvação e a bençãos, é ter realmente uma nova vida em Cristo. Jesus usou também a palavra discípulos para se referir aos seguidores assim como quando deu a ordem:"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19.O Senhor mandou fazer discípulos,então, é isto que cada discípulo deve fazer.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Batismo com o Espírito Santo


O Batismo com o Espírito Santo é um dom de Deus, é um presente, não se recebe pelo merecimento. É graça do Senhor Jesus, um favor imerecido que o discípulo recebe. O Batismo com o Espírito Santo se recebe no início da caminhada cristã.É o revestimento de poder que o discípulo recebe para testemunhar em nome do Senhor e realizar as obras em nome Dele. Em Atos 1:8  Jesus diz "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra. " Ora, a esperança não se confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo  Espírito Santo, que nos foi outorgado." Romanos 5:5. Isto quer dizer que  o Espírito Santo é dado a todos que creem , portanto é necessário que todo recém convertido se aposse desta verdade e receba orações com imposições de mãos para que ele possa falar em línguas. Encontramos várias  passagens bíblicas que descrevem que os que creram  receberam o dom e falaram em outras línguas, como por exemplo,  em Atos 2:4. Este é o único dom que aparece somente no Novo Testamento, ele vem junto com a promessa do Senhor Jesus que enviaria o Consolador, o Espírito Santo. De acordo com os casos descritos na Bíblia,  as pessoas que creram receberam o Espírito Santo, isso não quer dizer que uma pessoa que não fala em línguas não recebeu. Como o dom de línguas é voluntário, é possível que a pessoa só o manifeste após algum tempo de sua caminhada com o Senhor, mesmo já o tendo recebido.Todo aquele que  crê no Senhor Jesus e se batiza, recebe o Espírito Santo para morar em seu interior como  em I Coríntios 6:19 Paulo diz: "Acaso, não sabeis  que vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?". Como o Espirito Santo foi prometido pelo Pai a todos quanto O recebem, cabe a cada um conhecê-lo e aprender ouvi-lo e obedecê-lo.

BÍBLIA ONLINE

terça-feira, 12 de junho de 2012

O Batismo nas Águas

                                                      
O Batismo nas Águas é uma declaração pública de que a pessoa crê que Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de sua vida. O Batismo nas Águas é mais um dos passos na Porta do Reino e para a Salvação. Em Marcos 16:16 está escrito "Quem crer e for batizado será salvo; quem porém, não crer será condenado." O Batismo nas Águas é a união do homem com Cristo que de acordo com as Escrituras era realizado assim que o homem ouvia e cria no Evangelho de Jesus. No livro de Atos dos Apóstolos encontramos várias narrações de situações em que uma ou mais pessoas recebiam as Boas Novas e imediatamente eram batizadas. Jesus deu uma ordem antes de sua ascensão que está gravada na mente e no coração do discípulo; Jesus disse: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco até a consumação dos dias." Mateus 28:18-20. É seguindo esta Palavra que quando o homem crê no Evangelho de Jesus deve ser logo Batizado nas Águas e após ensinado sobre as ordenanças do Senhor. Existe uma ordem e uma sequência das ações para o discípulo seguir. Jesus disse que: "se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus" , João 3.3b; e ainda disse: "quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus", João 3:5b. Portanto, o Batismo é a união do homem com Cristo, é ser inserido Nele, é a morte do velho homem e a ressurreição de um novo homem, gerado em Cristo, é quando as coisas velhas passam e tudo se faz novo.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Arrependimento

Jesus disse um dia aos seus discípulos e a multidão que o seguia: "se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me." Marcos 8:34 b. Arrependimento  é mudança de atitude,  é mudança de mente, é compreender que  as ações, atos e pensamentos podem nos afastar de Deus. O arrependimento nasce no coração e tem o reflexo nas ações. Quando o homem "desobedeceu" a Deus no Jardim do Éden ele desejava ser igual a Deus. O homem não queria depender  de Deus, queria ser dono do próprio nariz, seguir a sua cabeça, e a Árvore do Conhecimento do bem  e do mal  daria este entendimento. O preço por esta opção  trouxe consequência do afastamento entre o homem e seu seu criador. A Palavra diz: "Portanto assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram."Romanos 5:12. O arrependimento então  é negar a sua própria vontade e buscar a dependência de Deus com todas as dificuldades que decisão possa trazer e seguir a Cristo, crendo no que Ele diz e fazendo o que Ele manda.Quando o homem se arrepende ele compreende que é totalmente incapaz de dirigir a sua própria vida, compreende que tudo quanto possui, tudo o que alcançou, e até a sua própria vida pertencem a Deus e que necessita depender diariamente do senhorio de Cristo. O arrependimento é de dentro para fora, gerando atitudes corretas diante de Deus  e uma nova vida.

domingo, 10 de junho de 2012

A Porta do Reino de Deus

A Porta do Reino de Deus é o início da caminhada cristã. É na porta que o homem conhece a obra de Jesus através dos atributos de sua pessoa, de seus milagres, da sua graça e do seu imenso amor. É na porta que Cristo se revela como único Salvador que morreu na cruz e ressuscitou para comprar para si, com seu sangue, todo aquele que crê. O Reino de Deus começa a ser pregado pelos discípulos do Senhor após a sua morte e ressurreição. Jesus deu um mandamento antes de subir para o pai:" Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco até a consumação dos dias." Mateus 28:18-20. No livro de Atos capítulo 2 encontramos a narrativa de um dia que houve quase três mil conversões após a pregação de Pedro sobre a vida, obra e ressurreição de Jesus, Estas pessoas creram e perguntaram: " o que faremos, irmãos?" após ouvirem e crer queriam saber como entrar no Reino de Deus. Pedro respondeu: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" Atos 2:38. Para entrar no Reino de Deus é necessário crer, arrepender dos seus pecados, ser batizado e receber o dom do Espírito Santo. O Espírito Santo é uma promessa de Deus e arrepender e ser batizado são condições.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Propósito Eterno de Deus

Quando Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher Ele tinha uma intenção em seu coração que não mudou com a queda do homem. Deus é imutável e quando o homem desobedeceu a Deus os planos Dele não mudaram por isso, Ele não abriu mão do seu desejo inicial. Em Romanos 8:28-29 diz: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daquele que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porquanto, os que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de Seu filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Então o Propósito  Eterno de Deus é ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus. O propósito de Deus é ter qualquer família? Não. Ele deseja  que sua família seja grande, com muitos filhos e filhos semelhantes a Jesus, que tragam a  genética de Deus. Estes filhos devem caminhar em unidade até que todos cheguem  à estatura de Cristo como em Efésios 4:13 diz: "...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, a perfeita varonilidade, a medida da estatura da plenitude de Cristo." Com esta compreensão e com os olhos do entendimento abertos é necessário caminhar em direção a este Chamado de fazer parte deste Propósito que nasceu no coração do criador.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O Evangelho de Jesus Cristo

Quando as escrituras se referem ao Reino de Deus, não estão falando do céu ou do lugar onde Deus habita, senão do governo de Deus. Ele fez o mundo e como criador tem o direito de governá-lo. Seu governo é exercido na luz, com justiça, santidade e amor. O governo sempre reflete o caráter do governante. Nesse caso, é Jesus Cristo quem governa com a autoridade que surge de sua morte e ressurreição, pelas quais revelou amor e justiça de Deus e ganhou o direito de reinar sobre o mundo inteiro. Além disso, como Deus criou o homem à sua imagem, este nunca poderá viver bem ou realizar-se aparte da vontade de Deus. Sem ela, não se pode ser a pessoa que Deus quer que seja. Todos nós nascemos no reino das trevas por sermos descendentes de Adão, " entre os quais também todos nós andávamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais" Efésios 2:3. Deus quer nos transportar para o Reino. Por isso, enviou seu filho, único filho, que nos chama a ser discípulos. A verdadeira conversão é ser livre do poder das trevas e ser transportado para o Reino da Luz.

Evangelho do Reino

Evangelho significa "boas novas", "boa notícia" ou  "boa mensagem" e  Reino de Deus é o governo de Deus sobre o coração do homem que voluntariamente se submete. O governo é a monarquia  na qual o Rei é soberano. Em Mateus 4:17 Jesus disse: "arrependei-vos pois está próximo o  Reino do céus". Esta é  a boa notícia que Jesus pregou  e convidou a toda humanidade a fazer parte deste Reino Celestial onde  Deus é soberano.Todos aqueles que fazem parte deste Reino aqui na terra vivem para fazer a vontade do Rei  aqui como ela é feita no céu. Aqueles que  vivem para expressar  e viver o Reino de Deus aqui na terra se chamam Igreja. Igreja  é a comunidade que individualmente e coletivamente  conhecem e reconhecem ao Rei e que  O consideram como seu Senhor. Jesus é o Senhor   tanto de vivos como de mortos  "pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." Filipenses 2: 9-11. Portanto, Evangelho do Reino  são as boas notícias que permeiam o Reino de Deus onde Jesus é Soberano e sua vontade é feita na  vida e através da vida de cada um dos seus servos. Vivamos pois para  conhecer e expressar a vontade do Senhor.