Jesus trouxe um novo padrão de comportamento e estilo de vida a ser seguido pelos seu discípulos, pela Igreja. Neste novo padrão não há a rigidez do Velho Testamento e leva o homem a uma vida de mais proximidade com Deus, priorizando os relacionamentos e a vida simples.
O povo de Deus no Velho Testamento tinha a sua organização estabelecida da seguinte forma : A Atividade do povo de Deus era o Culto, o Dia da Semana era o Sábado, o Local onde se reuniam era o Templo, e o Responsável pelo serviço religioso era o Sacerdote.
A Igreja nos dias de hoje tem resumido a sua vida da seguinte forma: A Atividade da igreja é o Culto, o Dia da Semana é o Domingo, o Local onde se reúnem é o Templo, e o Responsável pelo serviço religioso é o Pastor.
Como o padrão do Senhor Jesus é que deve ser seguido, analisamos que o que Ele estabeleceu de novo é: A Atividade da igreja é Tudo o quanto fizer faça como para o Senhor."Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer , fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31. Todos os dias são para se fazer a obra do Senhor; "Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida ou bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo." Colossenses 2, 16-17. Jesus nos convida a viver Coram Deo que significa diante da face de Deus. Em todo lugar estamos diante do Senhor; "Mas foi Salomão quem lhe edificou a casa. Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta:O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso? Não foi, porventura, a minha mão que fez todas estas coisas?" Atos 7:47-50. E a pessoa responsável pelo serviço ao Senhor são todos os que fazem parte da Igreja, todos que foram alcançados pelo poder do Evangelho; "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia." I Pedro 2:9,10.
Este é o chamado da Igreja, ser um instrumento de Deus, para que a Sua vontade seja estabelecida na terra, sem os limites e padrões impostos e criados pelo homem, mas sim com toda graça e simplicidade que o Senhor ensinou.
Este é o chamado da Igreja, ser um instrumento de Deus, para que a Sua vontade seja estabelecida na terra, sem os limites e padrões impostos e criados pelo homem, mas sim com toda graça e simplicidade que o Senhor ensinou.