O propósito do Batismo com Espírito Santo é que os discípulos sejam testemunhas de Jesus no mundo. É necessário que sejam testemunhas com qualidade de vida, que tenham um testemunho visível para todos os que estão à volta. É necessário que os homens reconheçam a diferença daquele que segue ao Senhor. "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."Mateus 5:16
Não é suficiente entrar no Reino de Deus, é necessário andar sob o governo do Espírito. "Se vivemos no Espírito,andemos também no Espírito." Gálatas 5:25.
O Espírito Santo primeiramente convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, depois da conversão inicia-se a obra de regeneração, libertação, filiação e habitação. O Espírito Santo prossegue trabalhando na vida do discípulo para que ele se santifique, tenha o caráter de Cristo formado, receba o ensino, a direção e a revelação de Deus.
O Espírito Santo conduz à oração e a adoração a Deus pois, "e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." I Coríntios 12:3b
A Igreja deve expressar o caráter de Cristo, deve ser sua testemunha aqui na terra. A testemunha é alguém que conta aos outros o que viu e ouviu. A vida do discípulo deve demonstrar e expressar aos outros como Jesus é. Quando as pessoas tem o contato com o discípulo deveriam ver, ouvir e tocar em Jesus. Através do Espírito Santo o discípulo vai gradativamente se tornando semelhante a Jesus. Este é o chamamento do Senhor, que Ele possa agir e falar através da Igreja e muitos outros possam ser alcançados pelo amor Dele.
O Fruto do Espírito é que manifesta Jesus em nós. "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." I Coríntios 3:18
"Mas o fruto do Espírito é:gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. " Gálatas 5:22
A obra do Espírito Santo no discípulo vai tornando-o semelhante a Jesus para a glória de Deus e ele vai demonstrando com sua vida o seguinte fruto do Espírito; gozo(alegria), paz, mansidão e temperança (domínio próprio, sobriedade) .
Em relação às pessoas ele as trata com benignidade, bondade(misericórdia) e longanimidade (generosidade, paciência).
Em relação à Deus o fruto do Espírito é fé e amor .
É inevitável que o mundo veja a diferença do homem que manifesta o Fruto do Espírito.
É uma longa caminhada, mas por fim , a obra será concluída e todos quantos receberam o Espírito Santo serão semelhantes a Jesus.