Amor
Alegria é amor exaltado
Paz é amor em repouso
Paciência é amor que perdura
Benignidade é amor em companhia
Bondade é amor em ação
Fé é amor no campo de batalha
Mansidão é amor na escola
Domínio próprio é amor em treinamento
Poema de D.L. Moody
Fruto do Espírito
Amor é respeito, cuidado pelo bem estar dos outros. Amor ágape é o amor de Deus, é a expressão usada para expressar o amor que tem origem em Deus. O amor ágape se doa livremente àqueles que não são dignos e até aos inimigos.
Alegria, júbilo, ações de graça, é a mensagem do Novo Testamento. Não é uma emoção artificial, é uma ação do Espírito Santo de Deus no espírito humano com revelação de que o Senhor está no trono reinando e que tudo está sob seu controle neste mundo. É a confiança em Deus e a satisfação de estar vivo em Cristo. É a alegria do Espírito Santo.
Paz é harmonia, ordem interior, sinônimo de Shalom (paz em hebreu). É o que torna a pessoa sã espiritual e materialmente. A paz produz tranquilidade mental alicerçada nas corretas relações com Deus e com os homens mediante a retidão de reconciliação.
Longanimidade é paciência, perseverança. Resistir firme sob as tensões e pressões da vida. Tolerância, consideração com os indivíduos cuja conduta visa provocar a ira. É a capacidade que o Espírito Santo tem de manter a alma e mente por longo tempo contendo sua força e domínio. É a paciência que permite subjugar a ira e o senso de contenda, tolerando as injúrias.
Benignidade é gentileza, bondade, excelência de caráter e honestidade. O discípulo que expressa o fluir do espírito é gentil e gracioso predispondo a uma atitude afável e cortês.
Bondade é generosidade é ter misericórdia do outro, é se colocar no lugar do outro com disposição para ajudar.
Fé em Deus é fidelidade, confiança em Deus, fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Mansidão é gentileza, cortesia, brandura, suavidade, graciosidade.Disposição de submeter-se á vontade de Deus. Estar sob perfeito controle, obediente, é uma força sob controle.
Domínio próprio é temperança, autodomínio, sobriedade, é ter autocontrole e disciplina nas situações de pressão e tentativas de ser bem sucedido.