domingo, 26 de agosto de 2012

Boas Novas e Más Novas

Boas Novas significa boas notícias, é utilizada para se referir ao Reino de Deus  em que Ele convida a todo homem a fazer parte e desfrutar de tudo quanto  foi preparado desde a fundação do mundo."Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mateus 25:34.
O Reino de Deus está estabelecido atualmente, ainda não completamente, na vida de todo aquele que tem reconhecido Jesus como Senhor e Salvador.O Reino de Deus será pleno  quando acabar definitivamente o tempo determindado, por Deus, do  Império das Trevas como diz em Apocalipse 20:10:"O Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos."
A Bíblia diz que: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno." I João 5:19. Isto quer dizer que até que Jesus volte para buscar os que hão de morar na Cidade Celestial  a  humanidade continuará indo de mal a pior. Não é novidade que o Diabo veio para roubar, matar e destruir como Jesus disse em João 10:10. É isso o que ele tem feito e  cada vez com mais crueldade, intensidade e rapidez. Famílias inteiras tem sido dizimadas pela falta de esperança, medo, solidão, insegurança, stress, depressão, divórcios, enfermidades da alma e do físico, homicídios, falta de amor e tudo quanto  a falta dele gera.
A ansiedade tem invadido os corações dos homens ao redor da terra. Toda a sociedade têm sofrido neste século com as consequências do avanço da tecnologia  levando para  as pessoas através da infinidade de meios de comunicação as Más Novas. Em tempo real é possível acompanhar as desgraças em qualquer parte do mundo.
Jesus disse a respeito da  ansiedade: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?" Mateus 6:27. Jesus  nos alerta para considerarmos a vida como o bem mais precioso, por isso, se alegrar, ser grato, vivê-la  confiando Nele é o caminho para ter paz e uma vida mais humana e tranquila.
O coração firmado em Jesus "Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor." Salmos 112:7. As Más Novas continuarão chegando aos ouvidos dos homens, a diferença se fará de como cada um irá processá-las em seus corações. Para proclamar as boas notícias é necessário a disposição  de fazê-lo, de lutar contra a propagação das más notícias  e crer que maior é Aquele que tem cuidado daqueles que O amam.
"Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos." Provérbios 15:30
 SENHOR, ajuda-me a ter um coração firmado em ti para que eu não me atemorize com as más notícias. Amém.
"Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais
no Senhor." Salmos 31.24

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Com Quem Jesus Andou


Jesus é o Mestre e ensinou aos que estavam próximo em ações e palavras. A melhor forma do Discípulo saber o que fazer em determinadas situações da vida é se perguntar: o que Jesus faria nesta situação?Assim a linha de raciocínio pende a ser mais aproximada do que o Senhor faria.
Jesus andou com pessoas que eram a escória da sociedade, aqueles que eram e são rejeitados pela sociedade e pela igreja. Jesus comia com leprosos:  " E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça." Marcos 14:3
Ele andava com beberrões como diz o texto de Mateus 11:19a diz: "Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. "
Certa vez Jesus foi se hospedar na casa de um publicano, cobrador de impostos que extorquia e roubava de pessoas mais pobres como relata o texto de Lucas 19:5 "E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa."
Jesus andava com os pobres e disse: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. " Lucas 4:18.
Jesus não se limitou a andar somente com os 12 discípulos ou com o grupo maior dos 70 discípulos. Ele não somente curava as pessoas, tocava nelas, ensinava-as sobre o Reino e Amor de Deus, mas Ele também comia e bebia com elas. Jesus tinha um comportamento fora dos padrões da hipocrisia religiosa da época. Ele ia a casamentos, como aconteceu em seu primeiro milagre em Caná da Galiléia e relacionava com aqueles que a própria lei considerava como impuro, como os leprosos.
Jesus estava onde o pecador, o pobre, o oprimido, o doente estava. Jesus podia ter treinado seu grupo fechado de apenas 12 discípulos com estudos sobre o Antigo Testamento, aulas práticas de milagres, ensaios de louvor, reunião para isso, reunião para aquilo e mais tantas outras coisas.
Mas não foi isso que Ele fez, não foi isso que Ele ensinou, portanto não era isso que Ele queria que a Igreja praticasse.
Jesus afirmou sobre seus Discípulos : "Vós sois o sal da terra Mateus" 5:13a ,"Vós sois a luz do mundo Mateus" 5:14a . E continua: "e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:13b; "não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; "Mateus 5:14b
O sal deve ser tempero neste mundo frio e sem amor e a luz deve brilhar nas trevas que insistem em atormentar os perdidos.
Portanto, é necessário viver o que Jesus ensinou pois, "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Família - 2a. parte

A família de Deus finalmente começa a ser formada com características do Pai, os filhos são regenerados em Cristo, gerados de novo, não pela carne e sim pelo Espírito de Deus.

As famílias alcançadas pelo poder do Evangelho expressam com suas vidas um pouco daquilo que é o desejo de Deus. Os planos de Deus são mais altos, assim como seus caminhos. A família de acordo com a vontade de Deus é a extensão do Reino de Deus na terra, é o Jardim do Éden em miniatura. Nos lares em que Jesus é o Senhor, Ele é o cabeça do esposo e o esposo o cabeça da esposa, ambos submissos ao senhorio de Jesus. Os filhos são submissos aos pais e ao Senhor. As leis de Deus são a base para a relação familiar, o amor é o vínculo da perfeição. O homem ama a sua esposa como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela e a esposa submete ao esposo como ao Senhor. Família é formada por um homem e uma mulher que decidiram se unir para toda eternidade, criar filhos que sejam adotados por Deus, que desejam com todas as dificuldades glorificar a Deus e demonstrar ao mundo que o Projeto de Família Dele é bom, é muito bom.
Dietrich Bonhorffer escreveu, de dentro de uma prisão nazista, a uma sobrinha que estava para se casar:"O casamento é mais do que simplesmente vosso amor de um para com o outro. Tem uma dignidade e poder mais elevados, pois é o santo mandamento de Deus, por meio do qual Ele deseja perpetuar ao raça humana até o fim dos tempos. O vosso amor, diz respeito apenas a vós nesse mundo, mas no casamento, sois um degrau na escada das gerações, através da qual Deus faz vir e passar sua glória, e chama a seu reino. Em vosso amor, vedes o céu de vossa felicidade, mas em vosso matrimônio estais colocados em um posto de responsabilidade em relação ao mundo e a humanidade. Vosso amor é a vossa posição particular, mas o casamento é algo mais que o pessoal; é um estado, um ofício."
Salmos 128 "Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel."

Família - 1a. parte


Família representa o propósito de Deus que em Romanos 8:29 diz: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".
Cada família é formada para expressar  vida, amor, verdade, justiça, perdão, graça, misericórdia , paciência, submissão, autoridade, serviço, abnegação entre cada individúo. O desejo de ter uma família nasceu no coração de Deus quando criou Eva, a primeira mulher, tirada da costela de Adão, para que lhe servisse de ajudadora  e também para que gerasse filhos segundo a sua espécie. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e desejava que os filhos que nascessem de Adão e Eva formassem uma grande família de filhos, segundo à Sua imagem e semelhança.
A opção de Adão e Eva foi rejeitar a dependência de Deus, quiseram ser donos de suas próprias decisões, quiseram conhecer o bem e também o mal. Começou a partir daí a interferência de Satanás na vida do homem. A permissão foi dada à ele para que demonstrasse com liberdade os seus planos de destruição da família.
No início, Deus tinha comunhão com Adão e Eva ao final de cada dia. Adão e Eva tinham proteção, provisão de alimentos, vida, paz e a presença diária do Criador. Era uma vida de intimidade e de família. No  Jardim do Éden Deus demonstrou ao homem o quanto tudo quanto criou era bom, era muito bom.
Outras tentativas foram feitas para que o homem fosse resgatado de sua vida independente de Deus e começasse a formar a família de Deus. Quando Deus escolheu Noé para construir a arca e salvar apenas a sua família que era temente a Deus. Quando Deus deu a Moisés os 10 mandamentos para  regulamentar o relacionamento do povo de Israel com o próximo e com Deus e depois a última e eficaz tentativa: Jesus veio ao mundo para mostrar o amor do Pai e consequentemente todo aquele que crê  na vida, morte e ressurreição e que Ele é Deus, se torna também filho do Criador.