sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Com Quem Jesus Andou


Jesus é o Mestre e ensinou aos que estavam próximo em ações e palavras. A melhor forma do Discípulo saber o que fazer em determinadas situações da vida é se perguntar: o que Jesus faria nesta situação?Assim a linha de raciocínio pende a ser mais aproximada do que o Senhor faria.
Jesus andou com pessoas que eram a escória da sociedade, aqueles que eram e são rejeitados pela sociedade e pela igreja. Jesus comia com leprosos:  " E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça." Marcos 14:3
Ele andava com beberrões como diz o texto de Mateus 11:19a diz: "Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. "
Certa vez Jesus foi se hospedar na casa de um publicano, cobrador de impostos que extorquia e roubava de pessoas mais pobres como relata o texto de Lucas 19:5 "E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa."
Jesus andava com os pobres e disse: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. " Lucas 4:18.
Jesus não se limitou a andar somente com os 12 discípulos ou com o grupo maior dos 70 discípulos. Ele não somente curava as pessoas, tocava nelas, ensinava-as sobre o Reino e Amor de Deus, mas Ele também comia e bebia com elas. Jesus tinha um comportamento fora dos padrões da hipocrisia religiosa da época. Ele ia a casamentos, como aconteceu em seu primeiro milagre em Caná da Galiléia e relacionava com aqueles que a própria lei considerava como impuro, como os leprosos.
Jesus estava onde o pecador, o pobre, o oprimido, o doente estava. Jesus podia ter treinado seu grupo fechado de apenas 12 discípulos com estudos sobre o Antigo Testamento, aulas práticas de milagres, ensaios de louvor, reunião para isso, reunião para aquilo e mais tantas outras coisas.
Mas não foi isso que Ele fez, não foi isso que Ele ensinou, portanto não era isso que Ele queria que a Igreja praticasse.
Jesus afirmou sobre seus Discípulos : "Vós sois o sal da terra Mateus" 5:13a ,"Vós sois a luz do mundo Mateus" 5:14a . E continua: "e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:13b; "não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; "Mateus 5:14b
O sal deve ser tempero neste mundo frio e sem amor e a luz deve brilhar nas trevas que insistem em atormentar os perdidos.
Portanto, é necessário viver o que Jesus ensinou pois, "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14