segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dar presentes sempre

Você gosta de presentear?


É interessante pensar sobre o dar presentes, principalmente nesta época em que o ano está terminando e culturalmente as pessoas presenteiam umas às outras.


Nesta época tudo é motivo para presentear: amigo oculto no trabalho, nos grupos familiares, grupos religiosos, amigos, parentes, filhos. Mesmo quem não tem como prática de vida presentear o próximo, nesta época do ano se vê tentado à isto.

Em um tempo em que se fala em crise financeira muitos podem ser os argumentos para quem não pratica o dar, servir, abençoar.

Deus é bom.

Ele gosta de presentear aqueles que o buscam e confiam Nele. Quando enviou o Seu Filho Jesus, deu o melhor presente que podia à esta humanidade corrompida e egoísta. Jesus era o que de melhor Deus podia oferecer a cada um dos homens para demonstrar seu amor. 

É verdade, que nem todo presente alegra o coração do ganhador. Por vezes até, quem ganha o presente fica com o semblante fechado e triste, porque gostaria de ter ganhado outra coisa.

Presentear tem muito a ver com o coração de quem dá. É possível perceber a grandeza de um coração que presenteia, não pelo valor financeiro ou pelo tamanho do presente, mas pela ação nela envolvida.

Há aqueles que tem bastante dinheiro e dão um ótimo presente, caro e desejado por muitos. Há outros que tem pouco dinheiro ou nenhum e dão " uma lembrancinha". A verdade é que ambos quiseram demonstrar que se lembraram, que se importam com a pessoa e que gostariam de dar um presente muito maior.

Maior alegria tem aquele que dá do que aquele que recebe.

Somente Deus conhece em sua plenitude a grandeza e a maravilha do Presente que deu a este mundo um dia. O homem, caminha a cada dia, devagarinho, desembrulhando este tesouro e conhecendo-O mais, e aprendendo a valorizá-lO.

Presentear é demonstrar amor, é algo que se aprende na prática.

Abra o seu coração e presenteie. Não é necessário abrir a sua carteira! É necessário desapegar-se e considerar as pessoas mais importantes dos que os bens.

Tem um livro que você gosta muito? talvez você tenha um grande amigo que ficará muito feliz em recebê-lo de você, mesmo que já tenha sido usado. Você tem uma bolsa guardada que não usou e nem sabe quando vai usar? talvez você tenha uma sobrinha que irá amar recebê-la de você. Você já pensou que há muito tempo não escreve uma cartinha com desenhos para seu pai ou sua mãe? Com certeza na sua infância você fez isso, se os tinha.

Sabe de uma coisa? talvez você seja muito rico e um bom presente não vai fazer tanta diferença para seu filho ou filha, afinal eles tem tudo o que pedem. Mas será que ... você já os levou para comer pastel com suco em um banco de lanchonete? já os levou em uma daquelas lojas de presentinhos de um real?
Parece loucura, não é? O que é que realmente tem valor?

A verdade que o que mais marca em um presente é a sua decisão de abrir as portas de sua vida para o outro, de  até mesmo, fazer algo novo, inusitado e muito diferente.

Em Provérbios 18.6 diz: O presente que o homem faz alarga-lhe o caminho e leva-o perante os grandes.

Abra os caminhos à sua frente.

Presenteie, doe, sirva ame todos os dias da sua vida, não apenas nesta época.




sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Autoridade e poder

Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Gênesis 1.28

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. Gênesis 2.15

Existem duas palavras que são muito usadas no mundo que de alguma forma estão sendo confundidas, e trazendo como consequência, o engano e os péssimos frutos dele. As palavras são Autoridade e Poder.

Quando Deus criou o primeiro homem, Adão, Ele liberou para sua vida a palavra de autoridade. Adão deveria dominar, sujeitar, governar e guardar. Estas atribuições vinham respaldadas pela palavra de benção, do próprio Criador.

O Homem deveria exercer o seu papel em submissão à Deus. Esta submissão fica clara quando, o limite até onde Adão poderia ir ficou claro.

Em Gênesis 2.16,17 diz:E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Quem tem autoridade dá a ordem, e quem deve submeter-se, a ouve e obedece.
Deus deixa claro para Adão que ele era cooperador do plano Dele.Um cooperador muito importante. Mas também lhe mostra Quem determina como devem ser as coisas.
Deus mostra a Adão a grandeza do seu papel neste maravilhoso novo mundo, neste projeto de reino. Deus lhe mostra também a hierarquia que deve ser seguida. E por fim, Deus lhe mostra que, caso ele não correspondesse positivamente à aquela ordem dada, ele, Adão, sofreria as consequências.
Na criação, então, vemos o homem revestido de Autoridade. Esta autoridade delegada por Deus, ao homem, não foi revogada.
É possível perceber claramente no caráter de quase a totalidade dos homens a facilidade em exercer o domínio, o governo, a proteção, a edificação e também de trazer pessoas sujeitas a si.
O que acontece desde a queda do homem, e porque não dizer, desde antes da queda que: o homem em sua soberba gradativa foi se considerando suficiente em si mesmo.
Até que, caiu!
O homem confunde autoridade com poder. O poder do homem não vem de si mesmo, é revestimento de Deus, do Espírito Santo. O homem caminha, na sua própria força, destruindo, conquistando tudo o que está em sua frente, crendo que está agindo no poder de Deus. Enquanto o homem conquista bens, fama, dinheiro, mulheres, status, honras humanas, prazeres carnais ele acredita estar agindo no poder de Deus. Afinal, ele está conquistando, portanto, sob a benção de Deus.
O fato do homem subjugar sua família, seus funcionários e suas relações humanas, não faz dele um homem poderoso em Deus. Ele apenas está sendo habilidoso com características que Deus já determinou em sua criação.
O Poder de Deus é algo mais profundo, mais forte, mais transformador, mais vivo, mais doce,mais gracioso, mais tolerante, mais sábio, mais manso, mais humilde, mais paciente, mais compassivo, mais amoroso, mais perdoador. Mais, muito mais além, do que a mente limitada do homem consegue compreender ou definir.
O Poder que vem de Deus é aquele, que em apenas um pequenino exemplo é manifesto pelo poder das seguintes palavras em Atos 3.6:Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! É necessário que o homem que teme a Deus reconheça se arrependa.
É preciso confessar que muitas vezes usa a autoridade que Deus lhe deu para subjugar pessoas, feri-las, espancá-las e matá-las, ao invés de amá-las, guardá-las, defendê-las, edificá-las e conduzi-las.
O homem, continua falhando em considerar-se suficiente em si mesmo.


quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Obedecer não parece bom

Quando o homem tem uma direção de Deus para realizar algo, nem sempre é agradável no primeiro momento. A grande verdade é que receber ordens não agrada a ninguém. Mas também é verdade que aquele que conhece a Deus sabe que o melhor a fazer em todas as situações de sua vida é obedecer.

No princípio, obedecer a uma ordem, em algumas situações, gera perda. E às vezes, perdas irreparáveis. Mas abundantemente e superiormente supridas no futuro.

Em Lucas 10 3-5,7 diz:Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforge, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis de casa em casa. 

Em Lucas 9.3 está escrito dizendo-lhes: Nada leveis para o caminho, nem bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. 

Este texto é interessante porque ele não fala como os discípulos receberam aquela direção. Os discípulos ainda estavam aprendendo a conhecer o Mestre Jesus e sua obra.
É possível imaginar que no íntimo deles eles pensassem: ir para outra cidade sem dinheiro? sem lanche para a viagem? sem uma capa de frio? sem o meu bordão para me amparar? Que ordem é essa? Vou sair do meu conforto ir para um lugar que não conheço? E tem mais, não posso sair da casa que estiver e ir para outra que tenha uma comida mais gostosa, que seja mais limpinha. 
Como deviam ser conflitantes os pensamentos daqueles homens no início daquela jornada. Em alguns momentos, é possível imaginar até que eles se sentiram super cheios de poder e autoridade, afinal o Mestre havia lhes confiado autoridade. Mas com o passar das horas, não dava para se sentir tão cheio. Exceto, porque eles estavam debaixo de obediência, portanto, nada lhes faltaria.
O homem que confia em Deus, simplesmente obedece. Não lhe é devido questionar, murmurar e até mesmo duvidar.
Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem.Em Lucas 10.17.
A palavra diz que os 70 discípulos voltaram cheios de alegria. Quantas experiências em Deus estes homens tiveram, quantos milagres realizaram pelo poder de Deus investido neles, quanta sabedoria deve ter saído daquelas bocas. Quanta vida foi liberada por Deus através destes homens. Eles saíram apenas como homens dispostos a obedecer e retornaram como homens que conheceram um pouco mais de Deus e de seu poder.
A alegria e a vontade de Deus são sinônimos. Está em busca de alegria? busque a vontade de Deus.

Parece ruim obedecer? Obedeça! 

Depois o Senhor Jesus te fará muito feliz.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Quando não enxergar nada

Tem um momento na vida do cristão que não dá para enxergar o caminho a seguir.

Então, é preciso parar, acalmar, ouvir a Deus e depois obedecê-lo. Se você está há muito tempo sem ouví-lo é melhor parar e buscar a Sua face novamente.

Com certeza, ele irá te responder!Não queira ouví-lo  no seu tempo, afinal, Ele é Deus. Irá te responder no tempo Dele. O importante é saber que como você está diante do Todo Poderoso você com certeza, será direcionado.

Se achegue à Ele não pelo que você espera Dele, mas por quem Ele é. Ele é a própria sabedoria e diz que :" Amo os que me amam, e quem me procura me encontra. Pv. 8.17
Ele simplesmente é o Único em quem você pode confiar "em quem não não há mudança nem sombra de variação" confome diz Tg 1.7.
Portanto, se neste momento, o desespero chegou a tal ponto que você não enxerga nada, nem um dedo à frente do nariz, vá para seu quarto, feche a porta e fale com o  teu Deus, o criador dos céus e da terra e Ele te ouvirá. Talvez Ele não te responda agora, mas com certeza Ele te ouvirá e você receberá toda a paz que precisa neste momento. Ele está no controle do Universo e sua vida está incluída nele.
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. Sl 46.10

domingo, 6 de dezembro de 2015

Discípulos "Sem Noção"


Algumas vezes dizemos que as crianças são "sem noção". Sem noção do perigo, sem noção de suas ações, sem noção do que falam, sem noção do meio que a rodeia. As crianças sobem em lugares perigosos com tranquilidade e olham para seus pais como se estivesse tudo muito bem .
Muitas vezes os discípulos de Jesus agiram assim: sem noção.
Os discípulos caminhavam com Jesus, viam seus milagres, ouviam suas palavras de vida, criam  Nele e obedeciam suas ordens, no entando, vez por outra, eles achavam que estava tudo bem, que as coisas deveriam ficar como estavam, ou que Jesus não poderia mudar a situação talvez porque esta era grande demais para ele ou pequena demais para incomodá-lo.
Os discípulos eram homens que muitas vezes olhavam Jesus com olhos naturais, acreditavam que Ele fazia milagres, que Ele era o filho de Deus mas...
Os evangelhos citam  dois momentos em que  Jesus fez multiplicar pães e peixes para alimentar a multidão. Nas duas situações Mateus relata que Jesus se compadeceu da multidão, no entanto, seus discípulos procuravam uma forma natural e racional para resolver a questão.  "Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Mateus 14:15
Após Jesus já ter realizado uma multiplicação para  cinco mil pessoas mais crianças e mulheres seus discípulos não conseguem ver a solução da necessidade de alimentos em Jesus. Em Mateus 15:32 diz: "E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho. " e seus discípulos perguntam , "sem noção":" Onde haverá neste deserto tantos pães para fartar tão grande multidão?" Mateus 15:33
 É possível encontrar na Palavra de Deus vários outros momentos em que os discípulos de Jesus demonstraram "não ter noção" de que Jesus é Deus, o Todo Poderoso, Unigênito do Pai, O Alfa e Ômega, Senhor, Soberano, Onipotente, Pedra Angular, Salvador, o Filho de Deus e tanto mais.
Viver no Reino de Deus é reconhecer que por muitas vezes os discípulos do Senhor "não tem noção" de quem Ele é , do Seu poder e Seu amor.
Ah, Senhor Jesus! Perdoe a cada um de nós que não O vê assim como o Senhor é.