Você gosta de presentear?
É interessante pensar sobre o dar presentes, principalmente nesta época em que o ano está terminando e culturalmente as pessoas presenteiam umas às outras.
Nesta época tudo é motivo para presentear: amigo oculto no trabalho, nos grupos familiares, grupos religiosos, amigos, parentes, filhos. Mesmo quem não tem como prática de vida presentear o próximo, nesta época do ano se vê tentado à isto.
Em um tempo em que se fala em crise financeira muitos podem ser os argumentos para quem não pratica o dar, servir, abençoar.
Deus é bom.
Ele gosta de presentear aqueles que o buscam e confiam Nele. Quando enviou o Seu Filho Jesus, deu o melhor presente que podia à esta humanidade corrompida e egoísta. Jesus era o que de melhor Deus podia oferecer a cada um dos homens para demonstrar seu amor.
É verdade, que nem todo presente alegra o coração do ganhador. Por vezes até, quem ganha o presente fica com o semblante fechado e triste, porque gostaria de ter ganhado outra coisa.
Presentear tem muito a ver com o coração de quem dá. É possível perceber a grandeza de um coração que presenteia, não pelo valor financeiro ou pelo tamanho do presente, mas pela ação nela envolvida.
Há aqueles que tem bastante dinheiro e dão um ótimo presente, caro e desejado por muitos. Há outros que tem pouco dinheiro ou nenhum e dão " uma lembrancinha". A verdade é que ambos quiseram demonstrar que se lembraram, que se importam com a pessoa e que gostariam de dar um presente muito maior.
Maior alegria tem aquele que dá do que aquele que recebe.
Somente Deus conhece em sua plenitude a grandeza e a maravilha do Presente que deu a este mundo um dia. O homem, caminha a cada dia, devagarinho, desembrulhando este tesouro e conhecendo-O mais, e aprendendo a valorizá-lO.
Presentear é demonstrar amor, é algo que se aprende na prática.
Abra o seu coração e presenteie. Não é necessário abrir a sua carteira! É necessário desapegar-se e considerar as pessoas mais importantes dos que os bens.
Tem um livro que você gosta muito? talvez você tenha um grande amigo que ficará muito feliz em recebê-lo de você, mesmo que já tenha sido usado. Você tem uma bolsa guardada que não usou e nem sabe quando vai usar? talvez você tenha uma sobrinha que irá amar recebê-la de você. Você já pensou que há muito tempo não escreve uma cartinha com desenhos para seu pai ou sua mãe? Com certeza na sua infância você fez isso, se os tinha.
Sabe de uma coisa? talvez você seja muito rico e um bom presente não vai fazer tanta diferença para seu filho ou filha, afinal eles tem tudo o que pedem. Mas será que ... você já os levou para comer pastel com suco em um banco de lanchonete? já os levou em uma daquelas lojas de presentinhos de um real?
Parece loucura, não é? O que é que realmente tem valor?
A verdade que o que mais marca em um presente é a sua decisão de abrir as portas de sua vida para o outro, de até mesmo, fazer algo novo, inusitado e muito diferente.
Em Provérbios 18.6 diz: O presente que o homem faz alarga-lhe o caminho e leva-o perante os grandes.
Abra os caminhos à sua frente.
Presenteie, doe, sirva ame todos os dias da sua vida, não apenas nesta época.