quarta-feira, 30 de março de 2016

Eu quero ser feliz

A humanidade sempre buscou os seus próprios interesses desde a queda. O interesse individual e egoísta faz com que o homem considere as suas necessidades e desejos superiores ao de qualquer pessoa e até mesmo de Deus.

A alegria é buscada é desejada com todas as forças e recursos que o homem dispõe. Os seus olhos estão naquilo que é terreno e passageiro. Os valores são medidos pelo grau de satisfação da alma e da carne. 
Se há sofrimento, o homem pensa, não há alegria. 

Para se conquistar a alegria é possível abrir mão do que é mais valioso para poucos momentos de prazer e engano. Isto tudo é bíblico e a palavra de Deus nos relata inúmeros exemplos de homens que buscaram a a alegria momentânea, abrindo mão da alegria terrena e até mesmo eterna. Sara e Abraão preferiram dar uma forcinha para Deus e agiram para  que Hagar tivesse um filho. Esaú preferiu comer um prato de guizado de lentilhas a ter a benção da primogenitura. Davi preferiu se deitar com Bateseba, a mulher de seu fiel amigo, a receber a benção para a sua casa e descendentes. Jonas preferiu desobedecer a Deus deliberadamente , parar na barriga de um grande peixe, a pregar arrependimento para seus inimigos.Os discípulos, preferiram abandonar a Jesus, a correr o risco de serem considerados seus seguidores. E por aí vai...

Todos os dias cada um de nós tem que fazer uma escolha que fará toda a diferença em nossas vidas. As escolhas que parecem momentâneas e pequenas, trazem um peso para toda a eternidade e envolvem infinitamente mais pessoas do que a nossa mente limitada consegue contabilizar.

Deus é um bom Deus. Jesus já sabia muito bem e disse : "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra."João 4.34. "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." João 6.38 

A alegria do homem e a vontade de Deus são sinônimos.

A fidelidade e a obediência à Deus fazem que a alegria seja encontrada todos os dias. Ela é perseguida e encontrada nas pequenas situações do dia. 

Se não aprendermos a nos alegrar com as pequenas coisas da vida, também não nos alegraremos com as grandes.

Jesus sabia que o contentamento e fazer a vontade do Pai iriam capacitá-lo a concluir a sua obra aqui na terra.
Já imaginou se Jesus desejasse fazer a sua vontade? Não dá para imaginar!
Ele sofreu? Claro que sim, mais que qualquer mortal nesta terra. Sofreu injustamente. Ele foi feliz? Sim, porque Ele entendeu que a vontade de Deus era a melhor, que os propósitos eternos e soberanos de Deus Pai eram bons, agradáveis e perfeitos.
Mas então, como encontrar a alegria? A alegria está escondida em Jesus. É conhecendo-o e caminhando com Ele a cada dia, que os momentos, antes imperceptíveis, desta terra, passam a ter um valor e uma preciosidade que não há o que pague.
Neemias disse:"A alegria do Senhor é a vossa força". Neemias 8.10.
As tentações são muitas? o deserto parece interminável? a vida parece sem sentido? o sofrimento parece insuportável? não há novidade sobre nada disso para Deus. Ele conhece as limitações do homem e por isso mesmo enviou Seu filho para ensinar como viver cada dia por vez.
Valorize o que tem, Deus e sua palavra, a vida, a saúde, a família, cada amanhecer, cada nuvem, cada alimento, cada sorriso, cada criança. Ah! é tanto que se pode alegrar em um dia. 
Aprender a viver um dia de cada vez, caminhar devagarinho e perceber Deus em todos os seus cominhos, não confiar no seu próprio entendimento é um bom início para encontrar a alegria.
"Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim! Ó Senhor, sê o meu ajudador! Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu  pano de saco, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale.
Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre. Salmos 30. 10-12
A alegria que o mundo dá é passageira e cruel mas a alegria que encontramos em Deus é eterna e benigna.