sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mais Um Milagre que Aconteceu

Esta carta foi dirigida a alguns amigos há  seis anos atrás.
Neste mês de dezembro a nossa filha mais velha completa 6 anos. Estou postando esta carta para glorificar o Meu Amado Jesus que se faz presente  em nossas vidas cuidando de nós de uma forma linda.

 02 de maio de 2006.
Quando o senhor restaurou a sorte de Sião ficamos como quem  sonha, a nossa boca se encheu de   alegria e a nossa língua de júbilo” .... Salmos 126
São tantas Palavras que  nos vem à mente e ao coração   neste momento   que se fôssemos escrever tudo  esta carta ia ser muito extensa. Extensa demais!
Por 10 anos  meu esposo e eu  quisemos ter filhos. Ele  tinha uma doença chamada varicocele bilateral e eu outra chamada endometriose. As duas doenças tem como consequência a infertilidade. Os médicos já haviam falado após muitos exames que seria praticamente impossível termos filhos. Cruzava-se a impossibilidade dele com a minha e também os anos de vida que já estavam avançando para ambos.
Por outro lado tínhamos a promessa do Senhor. Deus por diversas vezes falou conosco sobre os filhos que teríamos e que deveríamos esperar Nele. Foram muitos sonhos, visões, palavras, profecias durante estes 10 anos. Ouvíamos tanto alguns que criam e  oraram conosco como outros que falavam sobre adotarmos, ou que devíamos usar a medicina porque estávamos  ficando velhos, ou que  nós já tínhamos muitas crianças na missão em que trabalhávamos. 
Foi uma longa e árdua jornada para nós. Em alguns momentos tínhamos até receio de fraquejar na fé. Porém o Senhor nos fortaleceu a esperamos sem fazer nada. Foi muito difícil não fazer nada! Mas esta era a forma que Deus queria trabalhar conosco. Era deste jeito que Ele queria fazer!
Por algum tempo Deus falava constantemente.
Pensávamos.... “Deus está repetindo muito que nos dará um filho. Pode ser que vai demorar e Ele  está nos preparando”.
Depois foi só silêncio. Deus não falava mais como antes.
As pessoas falavam coisas que nos confrontavam. 
No início deste ano começamos orar à Deus para que Ele não nos deixasse ficar confundidos, se estávamos fazendo a coisa errada que Ele nos falasse.
Deus não falou...
Mas o nosso coração determinou que iríamos aguardar o tempo que o Senhor quisesse. Podíamos ficar velhinhos mas iríamos aguardar e assumir a nossa fé e conseqüências.
Na última quinta feira  após 10 dias de expectativa pois a minhas regras estavam atrasadas e no meu espírito se confirmava  o GRANDE MILAGRE. Fiz o exame BHCG de sangue e tudo se confirmou. Estamos Grávidos! É um lindo milagre de 5 semanas e apenas 3 mm que tem alma e espírito  e  já é motivo de alegria e glória ao Senhor!
Neste final de semana  a igreja estava reunida em um retiro com  aproximadamente 480 irmãos que   receberam  as boas novas com choro, riso e muita alegria. Todos glorificavam ao Senhor por tudo quanto Ele é e faz. Cremos que este é um milagre para a igreja.
O Senhor está dando a cada um de nós a alegria e renovando a nossa fé e confiança Nele naquilo que Ele está fazendo para cada um. Porque Nele somos abençoados.
Queremos dividir esta grande alegria com você e expressamos o nosso amor e gratidão ao Nosso amado Senhor Jesus.
Creia em milagres. Creia que Deus é soberano e poderoso. "Converteu o deserto em lençóis de água e a terra seca, em mananciais" Salmos 107.35

Discípulos "Sem Noção"

Algumas vezes dizemos que as crianças são "sem noção". Sem noção do perigo, sem noção de suas ações, sem noção do que falam, sem noção do meio que a rodeia. As crianças sobem em lugares perigosos com tranquilidade e olham para seus pais como se estivesse tudo muito bem .
Muitas vezes os discípulos de Jesus agiram assim: sem noção.
Os discípulos caminhavam com Jesus, viam seus milagres, ouviam suas palavras de vida, criam  Nele e obedeciam suas ordens, no entando, vez por outra, eles achavam que estava tudo bem, que as coisas deveriam ficar como estavam, ou que Jesus não poderia mudar a situação talvez porque esta era grande demais para ele ou pequena demais para incomodá-lo.
Os discípulos eram homens que muitas vezes olhavam Jesus com olhos naturais, acreditavam que Ele fazia milagres, que Ele era o filho de Deus mas...
Os evangelhos citam  dois momentos em que  Jesus fez multiplicar pães e peixes para alimentar a multidão. Nas duas situações Mateus relata que Jesus se compadeceu da multidão, no entanto, seus discípulos procuravam uma forma natural e racional para resolver a questão.  "Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: O lugar é deserto, e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer. Mateus 14:15
Após Jesus já ter realizado uma multiplicação para  cinco mil pessoas mais crianças e mulheres seus discípulos não conseguem ver a solução da necessidade de alimentos em Jesus. Em Mateus 15:32 diz: "E, chamando Jesus os seus discípulos, disse: Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça pelo caminho. " e seus discípulos perguntam , "sem noção":" Onde haverá neste deserto tantos pães para fartar tão grande multidão?" Mateus 15:33
 É possível encontrar na Palavra de Deus vários outros momentos em que os discípulos de Jesus demonstraram "não ter noção" de que Jesus é Deus, o Todo Poderoso, Unigênito do Pai, O Alfa e Ômega, Senhor, Soberano, Onipotente, Pedra Angular, Salvador, o Filho de Deus e tanto mais.
Viver no Reino de Deus é reconhecer que por muitas vezes os discípulos do Senhor "não tem noção" de quem Ele é , do Seu poder e Seu amor.
Ah, Senhor Jesus! Perdoe a cada um de nós que não O vê assim como o Senhor é.

sábado, 6 de outubro de 2012

Homenagem às Crianças - Obedecer

Graça no Reino de Deus

Pai Abraço clip art Filho
Graça significa generosidade, favor imerecido, não ser tratado de acordo com o merecimento. Deus é Pai zeloso que tem atraído seus filhos com braços ternos cheios de graça.Tantas vezes quantas os homens se sujeitarem e buscarem abrigo na Sua presença encontrarão a proteção, consolo e provisão necessária para cada dia.
A fidelidade do Senhor é eterna, mesmo que que  seus filhos sejam infiéis Ele permanece fiel  como diz em 2 Timóteo 2:13 "se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo". 
Não há nada que o homem possa fazer para que Deus o ame mais, Ele já demonstrou o seu amor enviando seu filho único para morrer e resgatar para si  filhos  adotivos, herdeiros de toda a sorte de bençãos nas regiões celestiais.
Durante a vida  o mundo ensina ao homem que ele é o que tem e o que faz, mas essa não é a verdade de Deus, Ele ama incondicionalmente a toda sua criatura e ao  homem arrependido que reconhece Jesus como Seu Filho e Senhor,  Ele o recebe como filho. A graça de Deus é algo elevado demais para o entendimento humano. Naqueles momentos em que o próprio homem não se perdoa o Deus perfeito o perdoa e acolhe.
A graça de Deus faz com que o homem se constranja diante de tanto amor e cuidado pois ele tem consciência de sua  condição miserável e sabe não ser merecedor  de coisa alguma.
Deus não está preso aos padrões humanos. O homem não recebe  o seu cuidado como recompensa por fazer qualquer coisa para Ele e em nome Dele.
No Antigo testamento  a lei foi dada ao povo através de Moisés para que o homem conhecesse as leis  e a justiça de Deus, quando Jesus veio à esta terra Ele trouxe a verdade  e a graça de Deus. "Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo."João 1:17.
É através desta graça manifestada por Jesus que o homem é salvo " Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;"  Efésios 2:8-9.
Jesus é o perfeito e verdadeiro testemunho  da graça de Deus. Ele livremente  troca de posição com todo pecador  indo para a cruz  morrer em seu lugar. O Justo morrendo pelos pecadores, o Puro pelo impuro, o Filho do Todo Poderoso morreu no lugar de homens inimigos de Deus, independentes, arrogantes, soberbos, cruéis e cheios de toda maldade no coração e na mente.
Jesus  mostrou com a sua vida e obra o que é Graça de Deus. Graça é Deus dar valor ao que o mundo  não dá valor. Graça é amar simplismente porque a Sua natureza é amor e Ele não consegue fazer nada diferente disto.
A sua graça se renova a cada manhã, para todo o sempre, pois é Eterno o doador dela.

"Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma." Salmos 143:8

domingo, 26 de agosto de 2012

Boas Novas e Más Novas

Boas Novas significa boas notícias, é utilizada para se referir ao Reino de Deus  em que Ele convida a todo homem a fazer parte e desfrutar de tudo quanto  foi preparado desde a fundação do mundo."Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo." Mateus 25:34.
O Reino de Deus está estabelecido atualmente, ainda não completamente, na vida de todo aquele que tem reconhecido Jesus como Senhor e Salvador.O Reino de Deus será pleno  quando acabar definitivamente o tempo determindado, por Deus, do  Império das Trevas como diz em Apocalipse 20:10:"O Diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos."
A Bíblia diz que: "Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no maligno." I João 5:19. Isto quer dizer que até que Jesus volte para buscar os que hão de morar na Cidade Celestial  a  humanidade continuará indo de mal a pior. Não é novidade que o Diabo veio para roubar, matar e destruir como Jesus disse em João 10:10. É isso o que ele tem feito e  cada vez com mais crueldade, intensidade e rapidez. Famílias inteiras tem sido dizimadas pela falta de esperança, medo, solidão, insegurança, stress, depressão, divórcios, enfermidades da alma e do físico, homicídios, falta de amor e tudo quanto  a falta dele gera.
A ansiedade tem invadido os corações dos homens ao redor da terra. Toda a sociedade têm sofrido neste século com as consequências do avanço da tecnologia  levando para  as pessoas através da infinidade de meios de comunicação as Más Novas. Em tempo real é possível acompanhar as desgraças em qualquer parte do mundo.
Jesus disse a respeito da  ansiedade: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?" Mateus 6:27. Jesus  nos alerta para considerarmos a vida como o bem mais precioso, por isso, se alegrar, ser grato, vivê-la  confiando Nele é o caminho para ter paz e uma vida mais humana e tranquila.
O coração firmado em Jesus "Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor." Salmos 112:7. As Más Novas continuarão chegando aos ouvidos dos homens, a diferença se fará de como cada um irá processá-las em seus corações. Para proclamar as boas notícias é necessário a disposição  de fazê-lo, de lutar contra a propagação das más notícias  e crer que maior é Aquele que tem cuidado daqueles que O amam.
"Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos." Provérbios 15:30
 SENHOR, ajuda-me a ter um coração firmado em ti para que eu não me atemorize com as más notícias. Amém.
"Esforçai-vos, e Ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais
no Senhor." Salmos 31.24

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Com Quem Jesus Andou


Jesus é o Mestre e ensinou aos que estavam próximo em ações e palavras. A melhor forma do Discípulo saber o que fazer em determinadas situações da vida é se perguntar: o que Jesus faria nesta situação?Assim a linha de raciocínio pende a ser mais aproximada do que o Senhor faria.
Jesus andou com pessoas que eram a escória da sociedade, aqueles que eram e são rejeitados pela sociedade e pela igreja. Jesus comia com leprosos:  " E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça." Marcos 14:3
Ele andava com beberrões como diz o texto de Mateus 11:19a diz: "Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. "
Certa vez Jesus foi se hospedar na casa de um publicano, cobrador de impostos que extorquia e roubava de pessoas mais pobres como relata o texto de Lucas 19:5 "E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa."
Jesus andava com os pobres e disse: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. " Lucas 4:18.
Jesus não se limitou a andar somente com os 12 discípulos ou com o grupo maior dos 70 discípulos. Ele não somente curava as pessoas, tocava nelas, ensinava-as sobre o Reino e Amor de Deus, mas Ele também comia e bebia com elas. Jesus tinha um comportamento fora dos padrões da hipocrisia religiosa da época. Ele ia a casamentos, como aconteceu em seu primeiro milagre em Caná da Galiléia e relacionava com aqueles que a própria lei considerava como impuro, como os leprosos.
Jesus estava onde o pecador, o pobre, o oprimido, o doente estava. Jesus podia ter treinado seu grupo fechado de apenas 12 discípulos com estudos sobre o Antigo Testamento, aulas práticas de milagres, ensaios de louvor, reunião para isso, reunião para aquilo e mais tantas outras coisas.
Mas não foi isso que Ele fez, não foi isso que Ele ensinou, portanto não era isso que Ele queria que a Igreja praticasse.
Jesus afirmou sobre seus Discípulos : "Vós sois o sal da terra Mateus" 5:13a ,"Vós sois a luz do mundo Mateus" 5:14a . E continua: "e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." Mateus 5:13b; "não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; "Mateus 5:14b
O sal deve ser tempero neste mundo frio e sem amor e a luz deve brilhar nas trevas que insistem em atormentar os perdidos.
Portanto, é necessário viver o que Jesus ensinou pois, "Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Família - 2a. parte

A família de Deus finalmente começa a ser formada com características do Pai, os filhos são regenerados em Cristo, gerados de novo, não pela carne e sim pelo Espírito de Deus.

As famílias alcançadas pelo poder do Evangelho expressam com suas vidas um pouco daquilo que é o desejo de Deus. Os planos de Deus são mais altos, assim como seus caminhos. A família de acordo com a vontade de Deus é a extensão do Reino de Deus na terra, é o Jardim do Éden em miniatura. Nos lares em que Jesus é o Senhor, Ele é o cabeça do esposo e o esposo o cabeça da esposa, ambos submissos ao senhorio de Jesus. Os filhos são submissos aos pais e ao Senhor. As leis de Deus são a base para a relação familiar, o amor é o vínculo da perfeição. O homem ama a sua esposa como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela e a esposa submete ao esposo como ao Senhor. Família é formada por um homem e uma mulher que decidiram se unir para toda eternidade, criar filhos que sejam adotados por Deus, que desejam com todas as dificuldades glorificar a Deus e demonstrar ao mundo que o Projeto de Família Dele é bom, é muito bom.
Dietrich Bonhorffer escreveu, de dentro de uma prisão nazista, a uma sobrinha que estava para se casar:"O casamento é mais do que simplesmente vosso amor de um para com o outro. Tem uma dignidade e poder mais elevados, pois é o santo mandamento de Deus, por meio do qual Ele deseja perpetuar ao raça humana até o fim dos tempos. O vosso amor, diz respeito apenas a vós nesse mundo, mas no casamento, sois um degrau na escada das gerações, através da qual Deus faz vir e passar sua glória, e chama a seu reino. Em vosso amor, vedes o céu de vossa felicidade, mas em vosso matrimônio estais colocados em um posto de responsabilidade em relação ao mundo e a humanidade. Vosso amor é a vossa posição particular, mas o casamento é algo mais que o pessoal; é um estado, um ofício."
Salmos 128 "Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida, e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre Israel."

Família - 1a. parte


Família representa o propósito de Deus que em Romanos 8:29 diz: "Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos".
Cada família é formada para expressar  vida, amor, verdade, justiça, perdão, graça, misericórdia , paciência, submissão, autoridade, serviço, abnegação entre cada individúo. O desejo de ter uma família nasceu no coração de Deus quando criou Eva, a primeira mulher, tirada da costela de Adão, para que lhe servisse de ajudadora  e também para que gerasse filhos segundo a sua espécie. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança e desejava que os filhos que nascessem de Adão e Eva formassem uma grande família de filhos, segundo à Sua imagem e semelhança.
A opção de Adão e Eva foi rejeitar a dependência de Deus, quiseram ser donos de suas próprias decisões, quiseram conhecer o bem e também o mal. Começou a partir daí a interferência de Satanás na vida do homem. A permissão foi dada à ele para que demonstrasse com liberdade os seus planos de destruição da família.
No início, Deus tinha comunhão com Adão e Eva ao final de cada dia. Adão e Eva tinham proteção, provisão de alimentos, vida, paz e a presença diária do Criador. Era uma vida de intimidade e de família. No  Jardim do Éden Deus demonstrou ao homem o quanto tudo quanto criou era bom, era muito bom.
Outras tentativas foram feitas para que o homem fosse resgatado de sua vida independente de Deus e começasse a formar a família de Deus. Quando Deus escolheu Noé para construir a arca e salvar apenas a sua família que era temente a Deus. Quando Deus deu a Moisés os 10 mandamentos para  regulamentar o relacionamento do povo de Israel com o próximo e com Deus e depois a última e eficaz tentativa: Jesus veio ao mundo para mostrar o amor do Pai e consequentemente todo aquele que crê  na vida, morte e ressurreição e que Ele é Deus, se torna também filho do Criador.

domingo, 22 de julho de 2012

Igreja nas Casas

A prática da reunião nas casas  começou  no ministério de Jesus. Ele recebia os discípulos e as pessoas que queriam ouvir sobre o Reino de Deus e serem curadas em sua casa como no texto de Marcos 2:1-2  "E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.  E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra." 
Jesus  visitava as pessoas em suas casas, comia com elas, operava milagres "E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os. " Mateus 8: 14-15.
Jesus era convidado para festas; "E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas." João 2:2.
Jesus tinha um relacionamento de amizade  e comunhão com a família de Lázaro, Maria e Marta a tal ponto de quando Lázaro morreu elas mandaram dizer à Ele: "Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas." João 11:3
A Igreja nas casas após a morte e ressurreição de Jesus é apenas a continuação do que Ele ensinou e praticou.
No Novo Testamento as igrejas estão nas casas como  revela alguns dos seguintes textos  "Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo" Romanos 16:5. "As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa." I Coríntios 16:19.
A igreja nas casas se reúne em pequenos grupos onde há liberdade para oração, partir do pão, compartilhar a Palavra de Deus edificando mutuamente. É nas reuniões nas casas onde o Espírito de Deus age trazendo à luz a vida da igreja e milagres são operados através da multiforme sabedoria de Deus.
A igreja nas casas é o local apropriado para o aconchego e cura daqueles que estão sofrendo, precisando de amor e cuidado, de uma palavra de ânimo e  de serem ouvidas. 
A alegria e a tristeza é dividida na intimidade deste grupo que compartilha da mesma fé e persevera na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.  
A Bíblia não relata a construção de templos no Novo Testamento, apenas reuniões nas casas.
A reunião nas casas traz  proximidade, vida, cuidado com as vidas, intimidade e a comunhão de uma vida  diária. A igreja experimenta viver como família santa de Deus, experimenta viver como Jesus viveu na simplicidade, com relacionamentos fortes, sinceros e cheios de amor.
É possível e necessário que a Igreja volte à prática do que Jesus ensinou para que possa crescer sem a religiosidade e os moldes do homem e cheia da vida do Espírito Santo.

domingo, 8 de julho de 2012

Igreja na Cidade


No Novo Testamento acompanhamos o início e o crescimento da Igreja de Cristo. Os apóstolos tinham clareza em relação ao que realmente era Igreja, Corpo de Cristo. Cristo é o Cabeça da Igreja e a Igreja é um corpo vivo, de membros que funcionam de forma ordenada, com funções bem definidas, com inter-relação e interdependência. A distribuição das competências no corpo humano são bem definidas e o cérebro comanda  tudo. Não há vários membros direcionando a mão para o que ela deve fazer, ou os pés. Há apenas uma central de comando, assim é com a  Igreja. O apóstolo Paulo exorta a Igreja em Éfeso que tenha unidade e escreve; "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa coperação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" Efésios 4:15,16.
Foi estabelecida a  Igreja nas cidades com a autoridade dos apóstolos que lançavam o fundamento e estabeleciam a liderança sob a orientação e dependência do Espírito Santo. 
A  Igreja era definida como: "a igreja que estava em Antioquia" Atos 13:1;  "a igreja que estava em Jerusalém" Atos:11:22; "À igreja de Deus que está em Corinto" I Coríntios 1:2. 
Os que eram alcançados pelo poder do Evangelho estavam todos em apenas um grupo. No Novo Testamento a Igreja em cada cidade tinha as suas características próprias que eram formadas pelos indivíduos que moravam na cidade e expressavam o seu modo de viver. Em Apocalipse, João traz as recomendações do Senhor para as sete igrejas através  das cartas que definem bem a característica específica de cada uma e a forma que cada uma será tratada pelo Senhor. Jesus Cristo não se refere a "várias igrejas" na mesma cidade   e sim à igreja que está em Éfeso, igreja que está em Esmirna, igreja que está em Pérgamo, igreja de Tiatira, igreja que está em Sardes, igreja que está em Filadélfia,  igreja que está em Laodicéia.
Os apóstolos entendiam a necessidade do corpo funcionar com a autoridade local através do presbitério com os cinco ministérios: mestre, pastor, apóstolo, evangelista e profeta conduzindo o povo à vontade de Deus, por isso, Paulo  exortou a igreja de Corinto que estava em contendas e  disse: "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.  Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo? ." I Coríntios 1:12,13 . Ele deixou claro que o fundamento é Cristo e que não deve haver divisão do Corpo de Cristo em torno de  ministérios diferentes. 
A Igreja não deve ser conduzida por apenas um homem que se considera detentor de todos os dons de Deus, muito menos, por aqueles que possuem "pequenos reinos", onde o homem se considera o Todo Poderoso. Este não é o padrão de Deus.  
A Igreja de Jesus é formada de homens dependentes do Cabeça e uns dos outros, que são capazes de apesar de suas limitações e deficiências  submeter suas vidas à outros homens, que também estão submissos à Deus. 
A igreja na cidade representa claramente a vontade de Deus de alcançar  todo homem com  evangelho integral através do poder do Evangelho que  salva, transforma e renova.
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo." I Coríntios 3:11. 
O Fundamento é Cristo, o Cabeça é Cristo, a Igreja(Corpo) é de Cristo, as leis são de Cristo, o Padrão é de Cristo, o Reino é de Cristo, afinal, foi Ele quem morreu na cruz por todo homem. Jesus disse ao final de cada recomendação às sete Igrejas em Apocalipse 2 e 3 : "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas". Isto deve ser suficiente para que o Reino Dele seja estabelecido em cada cidade de acordo com o governo Dele.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nome sobre todo nome

A Bíblia é sem dúvida Cristocêntrica. Jesus é o Centro de toda a obra de Deus. Do livro de Gênesis ao Livro de  Apocalipse encontramos diversas referências ao Senhor Jesus com nomes diferentes. Os nomes atribuídos à Ele  definem o seus atributos como Deus, Aquele a quem amamos e confiamos, porque sem Ele nada podemos fazer .
 "A Ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Amém."  I Pedro 5:11
Advogado - 1 João 2:1 
Alfa - Apocalipse 1:8 
Amém - Apocalipse 3:14 
Anjo do Senhor - Gênesis 16:07 
Apóstolo - Hebreus 3:1 
Autor e Consumador da nossa fé - Hebreus 12:2 
Bispo das Almas - 1 Pedro 2:25 
Bom Pastor - João 10:11 
Cabeça da Igreja - Colossenses 1:18 
Caminho - João 14:6 
Carpinteiro - Marcos 6:3 
Conselheiro – Isaías 9:6 
Consolação de Israel - Lucas 2:25 
Consolador - Jeremias 8:18 
Cordeiro de Deus - João 1:29 
Deus Forte – Isaías 9:6 
Deus - João 1:1 
Emanuel - Mateus 1:23 
Estrela da Alva - 2 Pedro 1:19 
Estrela da Manhã - Apocalipse 22:16 
Eu Sou - Êxodo 3:14 
Filho de David - Mateus 15:22 
Filho de Deus - Lucas 1:35 
Filho de Maria - Marcos 6:3 
Filho do Altíssimo - Lucas 1:32 
Filho do Homem - Mateus 11:19 
Filho do homem - Mateus 18:11 
Fim - Apocalipse 21:06 
Fogo Consumidor - Malaquias 3:2 
Fonte - Zacarias 13:1 
Fundação - Isaías 28:16 
Glória do Senhor - Isaías 60:1 
Guia - Salmo 48:14 
Início - Apocalipse 21:6 
Jesus - Mateus 1:21 
Leão da Tribo de Judá - Apocalipse 5:5 
Libertador - Romanos 11:26 
Luz do Mundo - João 8:12 
Maravilhoso Conselheiro - Isaías 9:6 
Mediador - 1 Timóteo 2:5 
Médico - Mateus 9:12 
Messias - João 1:41 
Mestre - Mateus 23:8 
Nazareno - Mateus 2:23 
Noivo - Mateus 9:15 
Nossa Páscoa - 1 Coríntios 5:7 
O Cristo - Mateus 1:16 
O Senhor Nossa Justiça - Jeremias 23:6 
Ômega - Apocalipse 1:8 
Pai da Eternidade - Isaías 9:6 
Pão da Vida - João 6:35,48 
Pastor - 1 Pedro 2:25 
Pastor das Ovelhas - Hebreus 13:20 
Pedra de Esquina - Isaías 28:16 ; Efésios 2:20 
Poderoso Deus - Isaías 9:6 
Porta das ovelhas - João 10:7 
Presente de Deus - 2 Coríntios 9:15 
Primícias - 1 Coríntios 15:23 
Príncipe da Paz - Isaías 9:6 
Princípio – Apocalipse 21:6 
Princípio da Criação de Deus - Apocalipse 3:14 
Profeta - Atos 3:22 
Propiciação - I João 2:2 
Purificador - Malaquias 3:3 
Rabino - João 1:49 
Raiz de Davi - Apocalipse 5:5 
Redenção - 1 Timóteo 2:6 
Redentor - Isaías 41:14 
Refúgio - Isaías 25:4 
Rei de Israel - Mateus 27:42 
Rei dos Reis - 1 Timóteo 6:15 
Renovo - Zacarias 3:8 
Ressurreição - João 11:25 
Rocha - Deuteronômio 32:4 
Rosa de Sharon - Cantares de Salomão 2:01 
Sacerdote - Hebreus 4:15 
Sacrifício - Efésios 5:2 
Salvação - Lucas 1:69 
Salvador - 2 Samuel 22:47, Lucas 1:47 
Santo de Israel - Isaías 41:14 
Segundo Adão - 1 Coríntios 15:47 
Semente da Mulher - Gênesis 3:15 
Semente de Abraão - Gálatas 3:16 
Semente de Davi - 2 Timóteo 2:8 
Senhor - Salmo 83:18 
Senhor dos Exércitos - Ageu 2:7 
Senhor dos Senhores - 1 Timóteo 6:15 
Servo - Isaías 42:1 
Siló - Gênesis 49:10 
Sol da Justiça - Malaquias 4:2 
Sumo Pastor - 1 Pedro 5:4 
Sumo Sacerdote - Hebreus 3:1 
Testemunha fiel e verdadeira - Apocalipse 3:14 
Todo Poderoso - Apocalipse 1:8 
Último Adão - 1 Coríntios 15:45 
Ungido - Salmo 2:2 
Verbo - João 1:1 
Verdade - João 14:6 
Vida - João 11:25 
Videira - João 15:1

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O Fruto do Espírito - 2a. parte

Amor
Alegria é amor exaltado
Paz é amor em repouso
Paciência é amor que perdura
Benignidade é amor em companhia
Bondade é amor em ação
Fé é amor no campo de batalha
Mansidão é amor na escola
Domínio próprio é amor em treinamento

Poema de D.L. Moody

Fruto do Espírito
Amor  é respeito, cuidado pelo bem estar dos outros. Amor ágape é o amor de Deus, é a expressão usada para expressar o amor que tem origem em Deus. O amor ágape se doa livremente àqueles que não são dignos e até aos inimigos.
Alegria, júbilo, ações de graça, é a mensagem do Novo Testamento. Não é uma emoção artificial, é uma ação do Espírito Santo de Deus no espírito humano com revelação de que o Senhor está no trono reinando e que tudo está sob seu controle neste mundo. É a confiança em Deus e a satisfação de estar vivo em Cristo. É a alegria do Espírito Santo.
Paz é  harmonia, ordem interior, sinônimo de Shalom (paz em hebreu). É o que torna a pessoa sã espiritual e materialmente. A paz produz tranquilidade mental alicerçada nas corretas relações com Deus e com os homens mediante a retidão de reconciliação.
Longanimidade é paciência, perseverança. Resistir  firme sob as tensões  e pressões da vida. Tolerância, consideração com os indivíduos cuja conduta visa provocar a ira. É a capacidade que o Espírito Santo tem de manter a alma e mente por longo tempo contendo sua força e domínio. É a paciência que permite subjugar a ira e o senso de contenda, tolerando as injúrias.
Benignidade é gentileza, bondade, excelência de caráter e honestidade. O discípulo que expressa o  fluir do espírito é gentil e gracioso predispondo a uma atitude afável e cortês.
Bondade é generosidade é ter misericórdia do outro, é se colocar no lugar do outro com disposição para ajudar.
em Deus é fidelidade, confiança em Deus, fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Mansidão é gentileza, cortesia, brandura, suavidade, graciosidade.Disposição de submeter-se á vontade de Deus. Estar sob perfeito controle, obediente, é uma força sob controle.
Domínio próprio é temperança, autodomínio, sobriedade, é ter autocontrole e disciplina nas situações de pressão e tentativas de  ser bem sucedido.


sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Fruto do Espírito - 1a. parte

O propósito do Batismo com Espírito Santo é que os discípulos sejam testemunhas de Jesus no mundo. É necessário que sejam testemunhas com qualidade de vida, que tenham um testemunho visível para todos os que estão à volta. É necessário que os homens reconheçam a diferença daquele que segue ao Senhor. "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."Mateus 5:16
Não é suficiente entrar no Reino de Deus, é necessário andar sob o governo do Espírito. "Se vivemos no Espírito,andemos também no Espírito." Gálatas 5:25.
O Espírito Santo primeiramente convence o homem do pecado, da justiça e do juízo, depois da conversão  inicia-se a obra de regeneração, libertação, filiação e habitação. O Espírito Santo prossegue trabalhando na vida do discípulo para que ele se santifique, tenha o caráter de Cristo formado, receba o ensino, a direção  e a revelação de Deus. 
O Espírito Santo conduz à oração e a adoração a Deus  pois, "e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo." I Coríntios 12:3b
A Igreja deve expressar o caráter de Cristo, deve ser sua testemunha aqui na terra. A testemunha é alguém que conta aos outros o que viu e ouviu. A vida do discípulo deve demonstrar e expressar aos outros como Jesus é. Quando as pessoas tem o contato com o discípulo deveriam ver, ouvir e tocar em Jesus. Através do Espírito Santo o discípulo vai gradativamente se tornando semelhante a Jesus. Este é o  chamamento do Senhor, que Ele possa agir e falar através da Igreja  e muitos outros possam ser alcançados pelo amor Dele. 
O Fruto do Espírito é que manifesta Jesus em nós. "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." I Coríntios 3:18
"Mas o fruto do Espírito é:gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. " Gálatas 5:22
A obra do Espírito  Santo  no discípulo vai tornando-o semelhante a Jesus para a glória de Deus e ele vai demonstrando com sua vida o seguinte fruto do Espírito; gozo(alegria), paz, mansidão e temperança (domínio próprio, sobriedade) .
Em relação às pessoas ele as trata com benignidade, bondade(misericórdia) e longanimidade (generosidade, paciência).
Em relação à Deus o  fruto do Espírito é fé e amor .
É inevitável que o mundo veja a diferença do homem que  manifesta o Fruto do Espírito. 
É  uma longa caminhada, mas por fim , a obra será concluída e todos quantos receberam o Espírito Santo serão semelhantes a Jesus.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

David Quinlan - Abraça-me

O Espírito Santo

O Espírito Santo é Deus. Ele faz parte integrante da Trindade. O Espírito Santo é uma pessoa, a Bíblia sempre se refere a Ele usando o pronome pessoal; "o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós." João 14:17.
O Espírito Santo possui as três características básicas de uma pessoa:intelecto, emoção e vontade; " E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4:30. 
O Espírito Santo estava presente quando Deus criou os céus e a terra; " e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." Gênesis 1:2  e  se fez presente no Antigo Testamento de Genesis a Malaquias. Ele dava habilidades para julgar, lutar, criar animais, aconselhar, dava força física, temor ao Senhor, falava, dava inteligência, sabedoria, conhecimento e poder espiritual para vencer. Ele é definido como Conselheiro, Espírito de Justiça e Espírito purificador.
No Novo Testamento a referência ao Espírito Santo começa quando o Anjo fala a Zacarias sobre seu filho, João Batista, que sua esposa Isabel daria a luz, no texto de Lucas 1:15 " Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno." A partir do dia de Pentecostes, dia em que se cumpria a promessa de Deus, o Espírito Santo se faz presente na vida da Igreja todos os dias. Em Joel 2:28,29 descreve o que haveria de aconter, a promessa de Deus, antes mesmo do nascimento de Jesus; "E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias." 
O Espírito Santo Consola - "A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número." Atos 9:31
O Espírito Santo Ensina"mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." João 14:26
O Espírito Santo Fala - "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado." Atos 13:2
O Espírito Santo ora - "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. " Romanos 8:26
O Espírito Santo Exercita sua vontade - "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente." I Coríntios 12:11
O Espírito Santo Pode Sentir - "E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção." Efésios 4:30
Jesus  foi gerado pelo poder do Espírito Santo e teve a sua vida conduzida pelo Espírito Santo que dava a Ele poder para realizar seu ministério. Jesus ensinava sobre o Espírito Santo e prometeu que;"Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;" João 15:26.
Na Igreja apostólica, encontramos a narração do Espírito Santo conduzindo, vivificando, exortando, assistindo, santificando, ensinando, consolando, intercedendo, operando sinais e maravilhas através da vida dos discípulos.
O Espírito Santo é Onipresente;  "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?  Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também;  se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, inda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá." Salmos 139:7-10
O Espírito Santo é Onisciente; "Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente." 1 Coríntios 2:10-12
O Espírito Santo é Onipotente; "Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus." Lucas 1:35
O Espírito Santo produz a convicção de pecado,da justiça e do juízo (João 16:8). Sem o Espírito Santo o homem não reconhece a sua condição de pecador e não recebe a salvação.
Ele guia o discípulo, dá poder para testemunhar, reveste as orações com poder, inspira louvor e adoração à Deus, produz no discípulo o fruto do Espírito, distribui dons espirituais e vivifica o corpo físico para transmitir vida.
O Espírito Santo foi enviado à Igreja para que nos dias de hoje o propósito de Deus de ter uma família de  muitos filhos semelhantes a Jesus possa se cumprir. 
Somente através da obra do Espírito Santo na vida de cada discípulo é que a igreja vai sendo aperfeiçoada, aumentada   e edificada até a volta de Jesus.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Incomparável Jesus


“Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviareis.” Mateus 11:28

"Há quase dois mil anos existiu um homem cujo nascimento contrariou as leis biológicas. Ele viveu em pobreza e cresceu na obscuridade. Não fez extensas viagens, e só uma vez cruzou as fronteiras da terra onde viveu. Isso ocorreu na sua infância, quando teve que fugir de sua pátria.

Não possuía riquezas, nem exerceu influência na sociedade. Seus familiares não eram pessoas de projeção, não tinham muita instrução nem alto grau de escolaridade.

Quando ainda era bebê perturbou um rei; quando menino, deixou perplexos alguns doutores. Já adulto, dominou o curso da natureza, andou sobre as ondas do mar como se fossem terra firme e fez o mar aquietar-se. Curou multidões sem o emprego de medicamentos e não cobrou nada por seus serviços.

Não escreveu nenhum livro, e no entanto seriam necessárias muitas bibliotecas pra conter os livros que já foram escritos a seu respeito. Nunca compôs uma música, e no entanto tem sido tema de hinos e músicas cujo número ultrapassa todas as outras somadas.
Nunca fundou uma faculdade ou seminário, mas o total dos que estudam seus ensinos é muito maior que a soma de todos os alunos de todas as escolas.
Nunca comandou um exército, nem convocou um soldado, nem disparou um fuzil e no entanto nenhum outro general contou com maior número de voluntários que, sob suas ordens, fizeram rebeldes baixarem suas armas e renderem-se a ele sem dar um único tiro.
Nunca praticou a psiquiatria, mas tem dado alívio a muitos corações aflitos, mais que todos os médicos juntos.
Uma vez por uma semana o comércio fecha suas portas e multidões de fiéis se encaminham para reuniões de adoração, onde lhes prestam culto.
Grandes estadistas gregos e romanos surgiram no cenário mundial, caindo logo em seguida no esquecimento. Muitos cientistas, filósofos e teólogos de projeção foram igualmente esquecidos. Mas o nome deste homem permanece cada vez mais lembrado. Embora já se tenha passado muito tempo desde que foi crucificado, ele ainda está vivo. Herodes não conseguiu destruí-lo. O tumulo não pôde detê-lo.
Agora ele, o Cristo vivo, nosso único Senhor e Salvador encontra-se no pináculo da glória celestial, exaltado por Deus, reconhecido pelos anjos e temido pelos demônios."(Autor Desconhecido)

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32  
“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6