quarta-feira, 22 de junho de 2016

Conhecendo a Jesus

Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
Romanos 11.33 
Deus tem  ensinado que o desejo do Seu coração é que cada homem O Conheça. João fala que a vida eterna é esta: “que te conheçam a ti o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste”.
Nada nesta terra pode ser  comparado ao conhecimento da pessoa de Jesus revelado pelo Espírito.
Conhecê-lO é saber qual o Seu coração para cada situação da própria  vida e daqueles que  o cercam, é saber e entender os Seus propósitos, Sua personalidade, Seu caráter e Sua forma de agir.
O  Espírito Santo de Deus revela Jesus e conduz a um relacionamento constante, sem hora , local, ou forma pré determinados. Falar com Ele e ouví-lO depende de um coração desejoso de ser direcionado e submisso.
A compreensão da riqueza, da profundidade  de Sua  sabedoria, é o que o Ele espera a medida que se reconhece a Jesus como o único Deus verdadeiro.
Oséias 6:3 fala: “conheçamos e prossigamos em conhecer o senhor“. 
Quando se prossegue em conhecê-lO todas as coisas dessa terra se tornam tão sem valor, porque conhecer a Jesus é mais valioso. Quando tudo isso acontece, a  eternidade, o presente e tudo o que foi preparado desde antes da fundação do mundo começa a ser revelado.
A medida que se aproxima de Jesus, o homem reconhece as suas próprias misérias e pecados e  a santidade e graça de Deus.

Através da cruz, Jesus convida toda humanidade a uma relação de  filhos amados de Deus alcançando Dele  a comunhão diária e a misericórdia sem fim.

Não há como conhecer a Deus sem ler a Bíblia.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Cadeias Invisíveis

Vivemos em um tempo onde tudo é aparentemente permitido. Qualquer um, que reside em um país livre, pode expressar suas opiniões, valores, fazer suas próprias decisões sobre o que fazer e o que não fazer do seu corpo e sua vida. Isto não é um privilégio apenas dos jovens e adultos, as crianças estão sendo estimuladas e liberadas desde bebês a fazerem suas próprias decisões. 
Então, parece que vivemos em uma sociedade livre, que todos são livres e conscientes das escolhas diárias e consequências de cada uma delas.
Ledo engano! 
Se observar atentamente é possível perceber a grande multidão de pessoas escravizadas e aprisionadas em cadeias invisíveis. Estas cadeias cumprem o seu propósito assim como as que eram , ou são usadas em prisioneiros. São enormes e resistentes correntes que prendem os tornozelos do preso e o fixam em um determinado local. 
Alguns são presos em situações que fugiram completamente de sua decisão ou escolha como as mães que geraram filhos portadores de deficiências, ou filhas solteiras que cuidam de seus pais idosos, já que todos seus irmãos casaram. Há aquelas mulheres que são prisioneiras de seus esposos, que a subjugam, exploram e definem seus limites de liberdade. Muitas crianças que nasceram em lares desestruturados e são vítimas indefesas. 
Há pessoas que conduzem suas vidas obstinadamente correndo atrás de conhecimento, títulos, trabalho, aparência física, reconhecimento pessoal, status, sexo, vícios, e qualquer outra coisa que o faça dono de si mesmo. O passado é um especialista em aprisionar, alguns acreditam que podem voltar no tempo e reviver situações e refazer suas escolhas e se martirizam continuamente.
As cadeias são puramente espirituais, não podem ser vistas ou discernidas por um homem carnal. Estas cadeias espirituais cumprem o seu propósito de enganar o homem. Enquanto ele pensa estar no controle, vai avançando e fazendo escolhas. 
De repente, algo lhe impede de caminhar e tudo pára. 
É possível que pessoas destemidas se tornem amedrontadas, e o que fazia antes, não tenha coragem de fazê-lo mais. Pessoas autoconfiantes se escondem. Outras,  antes inteligentes e altivas se tornam incapazes e fracas. Após parar, sentam e não tem esperança em que algo irá acontecer.E ainda aquelas que, ficam como se puxando o cabo de guerra, patinando no  mesmo lugar.

A arrogância faz do homem um prisioneiro a medida que não depende mais de Deus. Ele, o homem, faz as suas próprias escolhas e decide as suas regras de conduta e ética. Muitas vezes, maquia sua independência de Deus com linguajar cristão, vestimentas, cargos religiosos, boa aparência, sobrecarga de trabalho e exposição de suas "boas obras".

Este não é e nunca foi o propósito de Deus para o homem que criou à Sua imagem e semelhança. Este não é e nunca será o projeto de Deus para os seus filhos que tanto amou que enviou Seu Filho Santo, Jesus, para resgatar. 

Deus tem planos soberanamente maravilhosos de liberdade e vida para cada pessoa, para todas as pessoas. 

A liberdade que Jesus conquistou para cada um é mais poderosa que qualquer força que tente impedir a ação dos filhos de Deus e a manifestação da graça, da vida, da misericórdia e do amor de Deus. 
Deus promete que: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
É uma liberdade de corpo, alma e espírito. A liberdade que Jesus dá independe da situação externa, do meio, das adversidades. A liberdade que Jesus dá gera vida sobre a morte, esperança sobre o impossível, a força na fraqueza, a capacitação na total incapacidade, a alegria na desgraça e a liberdade na prisão.
Paulo, o apóstolo, sabia muito bem o que eram esta cadeias espirituais e também as físicas. Em sua carta aos efésios 6.18-20 ele diz: "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar." 
Ele entendia perfeitamente sua liberdade de espírito e sua posição em Cristo e sabia que nenhuma força, poder, altura, principado ou potestade iria demovê-lo desta posição. Ele era o portador da vida e do Espírito que liberta e traz vida aos cativos através do evangelho.
Não há nada em todo o universo que possa aprisionar o espírito e a alma daquele que se rende a Jesus e submete sua vida à Ele.
Jesus é a vida, e a vida é a luz dos homens.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Toda ação não tem uma reação igual

Leis de Newton " é uma expressão designada às três leis que possibilitam e constituem a base primária para compreensão dos comportamentos estático e dinâmico dos corpos materiais, em escalas quer celeste quer terrestre." (Wikipédia) 

A Terceira Lei de Isaac Newton diz:"toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos." Creio não ser necessário a apresentação deste físico cientista.

Alguns sofismas  entram de forma sorrateira na mente das pessoas, e para se justificarem de algo que fizeram de errado dizem: "toda ação tem uma reação".
O sofisma é: "toda ação há sempre uma reação." 
Isaac Newton continuou na sua afirmativa:"oposta e de igual intensidade."

As pessoas que tiveram um encontro com Deus, foram transformadas, experimentam uma nova vida, com perspectiva diferente do que vivia antes, com novos padrões morais, éticos e religiosos, reconheceram o propósito de Deus para a humanidade e o seu infinito amor, podem afirmar como Paulo: 
" Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." em 2 Coríntios 5.17. 
Porém, esta nova criatura , regenerada pelo poder do Espírito Santo traz consigo em sua alma, a memória de uma vida de pecados e ainda está vivendo nesta terra com um corpo corrupto. Então aquilo que se refere às questões terrenas tem uma forte influência sobre o indivíduo, isto não deveria acontecer para aqueles que foram chamados por Jesus a se tornarem filhos de Deus. "Todos quanto recebem a Jesus , Deus dá-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" ,João 1.12, e como filhos devem ser santos como Ele é santo. 

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." Gálatas 5:19-21

Aquele que vive nesta terra de acordo com os padrões daqui irão reagir a qualquer dos pecados descrita acima, igual, com a mesma intensidade, ou ainda infinitamente superior a que sofreu. Se recebeu o mal, paga com o mal.
Cada um se julga no direito de reagir. Se um filho apanha na escola, o pai o orienta a revidar. Se te ofendem, quer logo retribuir a ofensa. Se te enganam, quer logo tirar satisfação. Se te roubam, quer a justiça. Se te abandonam, fica cheio de mágoa. Se planejam o mal, você odeia.

Mas de quem é o governo? o que deve reger a vida daquele que reconheceu a Jesus Cristo como Senhor?

Jesus ordenou:"Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" Mateus 5:39-44

Portanto, no reino de Deus, também deve haver, para toda ação sempre uma reação oposta e de igual intensidade. 
Onde houver ódio que eu leve muito, muito amor.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Eu quero ser feliz

A humanidade sempre buscou os seus próprios interesses desde a queda. O interesse individual e egoísta faz com que o homem considere as suas necessidades e desejos superiores ao de qualquer pessoa e até mesmo de Deus.

A alegria é buscada é desejada com todas as forças e recursos que o homem dispõe. Os seus olhos estão naquilo que é terreno e passageiro. Os valores são medidos pelo grau de satisfação da alma e da carne. 
Se há sofrimento, o homem pensa, não há alegria. 

Para se conquistar a alegria é possível abrir mão do que é mais valioso para poucos momentos de prazer e engano. Isto tudo é bíblico e a palavra de Deus nos relata inúmeros exemplos de homens que buscaram a a alegria momentânea, abrindo mão da alegria terrena e até mesmo eterna. Sara e Abraão preferiram dar uma forcinha para Deus e agiram para  que Hagar tivesse um filho. Esaú preferiu comer um prato de guizado de lentilhas a ter a benção da primogenitura. Davi preferiu se deitar com Bateseba, a mulher de seu fiel amigo, a receber a benção para a sua casa e descendentes. Jonas preferiu desobedecer a Deus deliberadamente , parar na barriga de um grande peixe, a pregar arrependimento para seus inimigos.Os discípulos, preferiram abandonar a Jesus, a correr o risco de serem considerados seus seguidores. E por aí vai...

Todos os dias cada um de nós tem que fazer uma escolha que fará toda a diferença em nossas vidas. As escolhas que parecem momentâneas e pequenas, trazem um peso para toda a eternidade e envolvem infinitamente mais pessoas do que a nossa mente limitada consegue contabilizar.

Deus é um bom Deus. Jesus já sabia muito bem e disse : "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra."João 4.34. "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." João 6.38 

A alegria do homem e a vontade de Deus são sinônimos.

A fidelidade e a obediência à Deus fazem que a alegria seja encontrada todos os dias. Ela é perseguida e encontrada nas pequenas situações do dia. 

Se não aprendermos a nos alegrar com as pequenas coisas da vida, também não nos alegraremos com as grandes.

Jesus sabia que o contentamento e fazer a vontade do Pai iriam capacitá-lo a concluir a sua obra aqui na terra.
Já imaginou se Jesus desejasse fazer a sua vontade? Não dá para imaginar!
Ele sofreu? Claro que sim, mais que qualquer mortal nesta terra. Sofreu injustamente. Ele foi feliz? Sim, porque Ele entendeu que a vontade de Deus era a melhor, que os propósitos eternos e soberanos de Deus Pai eram bons, agradáveis e perfeitos.
Mas então, como encontrar a alegria? A alegria está escondida em Jesus. É conhecendo-o e caminhando com Ele a cada dia, que os momentos, antes imperceptíveis, desta terra, passam a ter um valor e uma preciosidade que não há o que pague.
Neemias disse:"A alegria do Senhor é a vossa força". Neemias 8.10.
As tentações são muitas? o deserto parece interminável? a vida parece sem sentido? o sofrimento parece insuportável? não há novidade sobre nada disso para Deus. Ele conhece as limitações do homem e por isso mesmo enviou Seu filho para ensinar como viver cada dia por vez.
Valorize o que tem, Deus e sua palavra, a vida, a saúde, a família, cada amanhecer, cada nuvem, cada alimento, cada sorriso, cada criança. Ah! é tanto que se pode alegrar em um dia. 
Aprender a viver um dia de cada vez, caminhar devagarinho e perceber Deus em todos os seus cominhos, não confiar no seu próprio entendimento é um bom início para encontrar a alegria.
"Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim! Ó Senhor, sê o meu ajudador! Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu  pano de saco, e me cingiste de alegria; para que a minha alma te cante louvores, e não se cale.
Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre. Salmos 30. 10-12
A alegria que o mundo dá é passageira e cruel mas a alegria que encontramos em Deus é eterna e benigna. 

sexta-feira, 25 de março de 2016

Ele é a minha Páscoa

O Criador do céu, da terra e mar e tudo que neles há em sua maior prova de amor envia alguém para buscar aqueles que Ele quer adotar como filhos.


Deus enviou para este mundo em decadência, com esta missão, o Seu próprio filho Jesus. Jesus é a expressão exata de Deus, Nele encontramos todos os atributos de Seu Pai, do Grande Eu Sou, do Senhor, do Soberano Deus.



Um dia, Jesus, após caminhar nesta terra, amando, servindo, curando, libertando, consolando, alimentando, ensinando, fazendo milagres, e obedecendo ao Seu Pai se entrega para morrer por amor.

Ele sofreu perseguição, foi ridicularizado, feriram-lhe, cravaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, chicotearam-no, cuspiram em seu rosto, e o deixaram nu. "Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca." Isaias 53.7
Ainda não haviam terminado quando o fizeram carregar a cruz na qual seria crucificado. Ele a abraçou e caminhou pelas ruas de Jerusalém, diante de homens, anjos e demônios com o firme propósito de salvar a todo homem.
A cruz que significava o Seu fim, a Sua morte na sua existência terrena,  é a mesma que salva cada homem da condenação eterna. 
Ele foi crucificado há quase 2 mil anos atrás, e enquanto os cravos eram pregados em suas mãos e pés , Ele continuava amando seus algozes. Ele amou e perdoou o tempo todo, pois Ele não poderia negar a si mesmo, Ele é amor.
"Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano; "1 Pedro 2.21". 
Após completar o seu tempo e sua missão no alto daquela cruz Ele diz: "Está consumado" João 19.30.
Na cruz Ele venceu o pecado, a morte e a Satanás, o Seu inimigo e nosso também porque após 3 dias, Ele foi ressuscitado pelo poder do Espírito Santo. Aleluia!

Jesus teve o maior sofrimento desta terra, injustamente, mas em cada ato Seu Ele dizia :
EU TE AMO! Venha até mim. 
Naquela cruz que nos transporta de um mundo de escravidão, sofrimento, perseguição, infidelidade, medo, tristeza, dor, doença, injustiça, engano, privação e desesperança, Jesus nos comprou com Seu sangue para vivermos uma vida como filhos do Deus Altíssimo aqui nesta terra, e quando Ele voltar para buscar os seus, no Seu Reino Celestial.

"Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas."1 Pedro 2.22

" o Filho de Deus me amou e a si mesmo se entregou por amor a mim." 
" o Filho de Deus me amou e a si mesmo se entregou por amor a mim."
"o Filho de Deus me amou e a si mesmo se entregou por amor a mim."
Gálatas 2.20


Feliz Páscoa! Feliz passagem para uma vida nova com Jesus.

Ele decidiu te amar até o fim. Decida também amá-lO.


quarta-feira, 9 de março de 2016

Cristãos são Cidadãos do Céu

" Os cristãos não se distinguem dos outros homens nem por território, nem por língua, nem pela maneira de vestir. Eles não moram em cidades próprias, não usam uma linguagem particular, nem levam um tipo de vida especial. A sua doutrina não é conquista do gênio irrequieto de homens perscrutadores;nem professam, como fazem alguns, um sistema filosófico humano.

Vivendo em cidades gregas ou bárbaras, conforme a sorte reservada a cada um, em adaptando-se aos costumes da localidade, na maneira de vestir, de comer, e em em todo o resto do seu viver, dão exemplo de uma forma de vida social maravilhosa, que, como todos confessam, tem em si qualquer coisa de incrível. Vivem em sua respectiva pátria, mas como gente estrangeira; participam de todos os deveres como cidadãos e suportam as obrigações como estrangeiros. Qualquer terra estrangeira é patria para eles e qualquer pátria lhes é terra estrangeira. Casam-se como todos os outros e geram filhos, mas não os abandonam. Tem em comum a mesa, mas não o leito. Vivem na carne, mas não segundo a carne. Passam a sua vida na terra, mas são cidadãos do céu. Obedecem às leis estabelecidas, mas com o seu modo de vida superam as leis. Para dizê-lo em uma palavra, os cristãos são no mundo o que a alma é no corpo."

Este trecho da carta de um cristão anônimo do Século II, endereçada a um pagão de nome Diogneto, descreve de maneira viva e atual as características da experiência cristã das origens e o seu surpreendente conteúdo de novidade em um mundo que não era cristão.

Os cristão seguiam de forma fiel o que Jesus havia ensinado e vivido. A igreja dos primeiros séculos foi presenteada com a pureza e firmeza dos princípios e valores de Cristo.

Hoje, após muito tempo, o que se conhece de cristianismo está muito distante do relato acima, no entanto, em Sua fidelidade Deus conserva um povo, com o qual Ele relaciona e revela o Seu coração.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Perder a Salvação

A sabedoria de Deus é o bem mais precioso que se pode ter. Ela é proteção e direção para caminhar e  viver nesta terra. A conduta de obediência ao Pastor, Jesus, define a salvação. No entanto, caminhar  de acordo com o próprio entendimento pode levar o homem a fazer loucuras e colocar a sua vida em risco, tanto aqui na terra, quanto a possibilidade de viver na eternidade com Ele.
Ovelhas são mansas até mesmo quando são conduzidas à morte, assim como Isaías se referiu à Jesus: Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.Isaías 53.7

Observe os dois vídeos abaixo:





Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;
e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;
então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;
estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.
Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?
E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?
E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?
O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?
Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.Mateus 25 31-46

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Eu quero servir à Deus

Nem todas a pessoas que se dispõe a servir à Deus, fazer uma obra, uma missão ou qualquer ação para a glória de Deus está preparado para isto. 
O entendimento errado de serviço cristão, às vezes, pode levar a pensar que fazendo isto ou aquilo agradará a Deus, e assim, Ele amará mais e o abençoará mais.
Deus simplesmente ama. O amor de Deus é incondicional, não depende de nenhuma ação humana. A sua maior demonstração de amor ao ser humano, Ele já deu. Ele deu o seu único filho, Jesus, para morrer na cruz em favor de todo homem. E todo aquele que crer e confessar Jesus como Senhor se torna participante desta vida de amor e graça de Deus.
Então, o serviço à Deus é imitar o que Jesus fez. Jesus não julgou como usurpação a ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou assumindo a forma de servo, conforme diz em Filipenses 2.6,7.
Ser como Jesus exige ouvir a Deus, depender Dele e obedecê-lo.
É necessário se esvaziar de si mesmo, de suas vontades, de seus " eu acho", "eu entendo", "eu creio", e também se purificar, se limpar do mundo e de seus cuidados.
Moisés foi um homem chamado por Deus para servi-lo com uma missão específica: libertar o povo de Israel do governo de Faraó do Egito. Moisés não foi pedir à Deus para fazer algo para Ele. Mas Deus disse à ele; "Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito." Êxodo 3.10
Ele estava tranquilo, pastoreando ovelhas, quando Deus o chamou.
Interessante que Moisés não estava muito afim de ir e obedecer a esta ordem, mas foi. Moisés havia sido purificado e limpo, neste período que viveu no deserto, de todas as imundícies do Egito. O tempo que viveu lá, como príncipe, foi o suficiente para ele conhecer tudo o que a carne humana pode ter de prazeres. Já pensou nisto? Ele era um príncipe da maior potência da terra.Tudo lhe era lícito. No entanto, quando Deus o chama, ele era um pastor de ovelhas, pesado de língua, que mal conseguia se expressar. Moisés estava limpo! Ele estava purificado!Ele estava pronto. Ele tinha um caráter forjado para ser príncipe, para governar, mesmo que, tinha sido moldado a tal ponto por Deus, que naquele momento ele reconhecia que dependia totalmente e exclusivamente de Deus para fazer qualquer obra.
Este é o ponto para servir à Deus, estar separado  de todos os cuidados do mundo e  tão dependente de Deus que não consiga fazer mais nada de si mesmo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Deus não está no fim do expediente

Alguma vez você já observou um funcionário antigo na empresa, em um dia calmo de trabalho, em seu final de expediente?
Por vezes, em uma repartição pública, comércio ou até mesmo um professor em final de ano letivo, após aplicar sua provas finais, ficam mais lentos.
Parece que em suas mentes há o pensamento de que o tempo não é suficiente para fazer mais nenhuma tarefa , que por aquele dia o trabalho já foi o suficiente e  que é melhor deixar o que ainda tem para ser feito para o dia seguinte.
Esta visão é no mínimo horrorosa!
Quando olhamos para Jesus com seu caráter imutável, sua nobreza, seu zelo, sua precisão em realizar tudo no devido tempo, com excelência, graça e correção nos  enche de confiança e esperança e a certeza que Ele está trabalhando em favor dos que O amam.
Um dia Ele disse:
"Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." João 5.17. 
Deus  não dorme, nem cochila, não chega atrasado, nem adiantado, não  adia, não é surdo e nem preguiçoso, não faz suas tarefas "mais ou menos", Deus não desiste de nada que começou a fazer.
E é olhando para Jesus que é a expressão exata de Deus que é possível ver o grande criador do universo trabalhando incansavelmente para atrair para si um povo. Deus não quer um povo qualquer, Ele quer filhos à sua imagem e semelhança. Este povo é constituído de homens, mulheres e crianças que confiam Nele em toda e qualquer situação. Uma nação que sabe que o seu Deus vive, governa e trabalha para os que ouvem e obedecem aos seus mandamentos.
Deus está sempre preparado para socorrer os seus filhos. Ele não está cansado e fará o que for necessário para alcançar aqueles que se afastaram de sua presença, socorrer os que estão sendo perseguidos e afligidos, compadecer dos pobres, salvar da opressão, da violência e da morte os que estão sofrendo.
Não há nada em sua vida que seja grande demais  que Ele não tenha poder para realizar, nem pequena  demais que Ele não deseje se envolver.
Enquanto há vida, há o que ser feito.
E Deus o fará, por amor a todo aquele  que o invocar.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Deus não se importa comigo

Você já pensou que Deus não se importa com você?

A vida é uma jornada em que muitas são as expectativas criadas para cada dia. Cada área da vida sofre alterações e mudanças constantes, muitas delas inesperadas. Por mais comunhão que uma pessoa tenha com Deus, nunca sabe como será o próximo dia. E isto faz parte da total soberania de Deus nesta terra. Em Eclesiastes 7.14 diz :Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro. Deus é bom. Ele deseja proteger os seus filhos, guiá-los, supri-los e zelar para que tudo vá bem, dentro dos seus desígnios.
Ele deseja que cada filho seja aperfeiçoado à estatura do Seu Unigênito, Jesus. Não há outra forma de ser aperfeiçoado, a não ser, pisando nas pisadas do Mestre.
Como são muitas as provações da vida, muitas vezes Deus dirá "Não". Deus é um Pai firme, com caráter imutável, o próprio amor e perfeição. Deus não deseja filhos mimados e pirracentos que apenas sabem ouvir sim, e nunca amadurecem. Ele sabe o que é melhor para cada um dos seus. 
Quando Ele não concede algo que lhe foi pedido, não é porque é surdo, ou porque não se importa.

A verdade é: Ele se importa sempre. 

O "não" Dele deve ser motivo de alegria e gratidão. Louvar à Deus quando tudo vai bem, é fácil. A gratidão à Deus vem de um coração que reconhece-O em todos os caminhos, em tudo. E isto agrada ao coração Dele.

Um dia, Jesus disse:"Não se vendem cinco pardais por dois asses? Entretanto, nenhum deles está em esquecimento diante de Deus", em Lucas 12.6. Ninguém dá valor ao pardal. Se qualquer um for ao mercado e dizer que quer comprar um pardal, com certeza, o vendedor achará muito estranho e engraçado este desejo. O pardal é um pássaro que está em toda parte, não tem valor para comércio e não é alvo de desejo. No entanto, Jesus disse que Deus não se esquece de nenhum deles.

O fato de pensar que Deus não se importa com a sua vida, seus desejos e pedidos, talvez seja, porque Ele te disse "não". Ele sabe o porque disso tudo. Neste momento, aprouve a Deus a manifestar o Seu infinito amor desta forma. 
Para passar por este tempo em que você gostaria que seu Pai te mimasse e isto não aconteceu, pense: Ele me ama. Sua vontade é boa, agradável e perfeita. Todas as coisas nesta jornada cooperam para o meu bem. "Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas."Provérbios 3,5-6

Deus se importa com você.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Entreguei para Deus

"Entreguei para Deus". Quantas vezes durante a vida o homem que ama e teme a Deus fala ou ouve esta frase. As frases precisam ser ditas com entendimento correto e no momento preciso. Há momentos para confiar apenas em Deus e não fazer nada, em outros, Ele requer algo de nós.
Todas as coisas na verdade são de Deus "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." Romanos 11.36
Se tudo é Dele, porque então entregar para Ele?
Porque durante a vida o homem toma posse de tudo que o rodeia, considera tudo como seu e como sua responsabilidade, aí, quando as situações da vida, coisas ou pessoas começam a se complicar demais o homem diz: "entreguei para Deus". O homem reconhece que não tem força, argumentos, dinheiro, influência ou qualquer outro bem nesta terra poderoso o suficiente para mudar o seu contexto. Por vezes a sua fé o leva até certo ponto, depois nem mesmo ela parece mover um grão de areia, quanto mais um monte, como disse Jesus, que faria.
A palavra de ânimo, vem Dele, de Jesus, o dono de todas as coisas.
Dele que a própria Palavra garante que tudo veio Dele, tudo existe para Ele e tudo retornará para Ele.
O que você devolveu para Ele?E até mesmo parou de crer e orar?
Você devolveu o seu filho? o sonho de tirar uma carteira de motorista, o sonho de ter um filho, o sonho de viver em sua terra natal, o vício, a depressão, as contendas familiares, a filha desobediente? quantas coisas, situações e pessoas você colocou em seus braços e agora não consegue mais caminhar com eles?
Jesus hoje te diz: Foi bom, meu filho, que você me devolveu o que era meu. Eu o recebo e vou cuidar disto. Agora, de você, eu preciso que confie em mim."E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Lucas 18.7,8
Se você "entregou para Deus", deixe nas mãos Dele, mas confie que Ele está cuidando, pois Ele é fiel. 
Enquanto isso, não relaxe, não cruze os braços, não feche o seu coração e a sua boca. Louve-O, agradeça-O, peça-O, e continue conhecendo-O,  confiando e caminhando com Ele. 
Enquanto isso, com toda a certeza, Ele fará o melhor com o que está em suas mãos.


domingo, 10 de janeiro de 2016

Até quando?

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3.1

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Jeremias 29.11

Até quando? 
Quantas vezes o homem que teme a Deus pergunta à Ele: Deus até quando viverei esta situação?
Quantas pessoas vivem à espera de uma promoção no trabalho, uma ordenação prometida no ministério, a cura  de uma doença incurável (segundo a medicina), um filho sair das drogas, que um pai alcoólatra dixe a bebida, comprar uma casa, conseguir um trabalho, se casar e tantas outras mudanças. E porque não  dizer milagres.
As situações que  aprisionam o homem a uma realidade indesejável normalmente tem um fator agravante, o tempo.  O tempo de tratamento para uma doença incurável ou o tempo que se gasta na tentativa de restauração de um viciado, por exemplo, parecem eternos.
Deus  é soberano sobre toda a terra e tempo, não há nada que lhe seja encoberto. Ele sabe exatamente onde você está e quanto tempo ficará nesta situação e isto não é problema para Ele. Ele tem um tempo determinado para cada fase da vida do homem. A tristeza e o sofrimento não são permanentes, o deserto tem um fim, o fogo da provação apaga, as lutas terminam em um determinado momento. A alegria  tem dia e hora marcada para partir assim como o sol sabe a hora de  se revelar e a hora de se esconder. O sol e a lua não conversam, mas cada um sabe o seu importante papel a cada dia. A tristeza e a alegria são inevitáveis e incontroláveis pelo homem.
Como então  viver por este tempo  tão indesejado? Olhando para o Autor e Consumador de todas as coisas. Jesus é o Único capaz de conduzir individualmente cada homem em seus terríveis e tenebrosos momentos da vida. Jesus conhece o vale da sombra da morte, conheceu a solidão na cruz, conheceu a traição de seu amigo, conheceu todas  enfermidades, conheceu a fome, o frio, a sede e a nudez que envergonha. Jesus  venceu!
Jesus "poderia" perguntar: até quando Pai?
E Deus com toda certeza diria, até estar consumado tudo o que você precisa viver nesta terra.
Jesus é o Único que pode socorrer o homem e salvá-lo sem ter hora marcada para atendê-lo, Ele tem todo tempo de agora até a eternidade para amá-lo e te dizer: Nós vamos passar por essa juntos. Eu já venci. Você vai vencer.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Angústias no Novo Ano

Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus beberão as águas; terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano. (Dt 11.11,12.)

Os primeiros dias do ano  trazem consigo uma fadiga do ano anterior. Uma sensação de ter  ficado a noite toda acordado e já estar começando um novo dia. A incerteza   parece vir à frente de várias áreas da vida. Ao mesmo tempo, questões pendentes vem sendo arrastadas como em um grande caixote.
As incertezas de como resolver questões financeiras pendentes, a escola dos filhos, o que fazer nas férias,  como pagar as contas do início do ano, o tratamento de saúde,  qual faculdade fazer, aquela tão desejada plástica, os relacionamentos afetivos, as decisões parecem tão difíceis. 
As questões que não se resolveram também  chegam para o novo ano, aquela doença grave do familiar, as férias coletivas da empresa,  a necessidade de mudar de cidade, a  dificuldade de relacionamento  com os filhos e a morte de um amigo.
O ano novo traz sempre a expressão "Feliz Ano Novo". E assim deve ser.
É preciso levantar  os olhos e enxergar este novo período de tempo como a continuidade de tudo aquilo quanto já foi possível viver. Cada dia é um recomeço, a possibilidade de viver e caminhar na presença de Deus. Deus não tem o tempo dividido como os homens, portanto, é melhor que  estes também  se esforcem para viver de forma tranquila e equilibrada do que lhe é permitido a cada dia.
Deus é bom e tem sempre bons planos para os seus. No texto de Deuteronômio 11.11,12 diz  que um novo tempo começou para o povo que saiu do Egito. Este povo veio de um longo período de escravidão, deserto e muito sofrimento, mas agora Deus lhes dava uma terra onde poderiam viver a vida abundante de Deus.
É interessante que em Deuteronômio 9 o Senhor diz que haverá gigantes naquela terra, mas que Ele irá adiante para os derrotar.
Esta tem que ser a mente de todo aquele que ama e teme a Deus;  Os gigantes  estão aí,  mas eu continuo neste dia,  confiando e crendo que Deus está com os olhos nesta terra em que habito,  do princípio ao fim do ano para livrar, guardar, fortalecer e abençoar.
O que importa é que todos os dias da vida  a confiança e a esperança estejam em Deus.
Ele está no controle de tudo e sabe perfeitamente o que faz. 
Não há lugar melhor para se estar do que onde  te colocou para viver  e no tempo Dele.